DOE AGORA

Assembleia reúne mais de 350 moradores da RDS do Uatumã

content image
Assembleia reúne mais de 350 moradores da RDS do Uatumã

Por Aline Radaelli, da Incubadora de Negócios Florestais do Idesam*

Os dias 20 e 21 de março vão ficar marcados na história da Associação Agroextrativista das Comunidades da RDS do Uatumã (AACRDSU). Foi realizada a Assembleia Geral da entidade, contando com a presença de 364 comunitários de toda reserva, o que deixou a sede da Associação pequena durante estes dois dias de reunião!

O Idesam marcou presença e acompanhou as discussões compondo a mesa de parceiros da Associação, juntamente com o Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc) e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

As pautas oficiais foram: 1) Informações sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal; 2) Criação da Cooperativa do Uatumã; 3) Proposta de parceria com a Mil Madeiras; 4) Preenchimento das fichas cadastrais de DAP; 5) Apresentação e explicação das regras de uso da RDS, previstas no Plano de Gestão da mesma; 6) Pagamento das mensalidades da Associação; 7) Apresentação das entidades parceiras e suas atividades na Reserva; 8) Outros assuntos de interesse.

A partir da aprovação das pautas oficiais, foram levantadas demais que fossem necessárias. Entre elas, a) Discussão do turismo de pesca esportiva como é praticado hoje; b) Leitura dos direitos e deveres dos associados, constantes no estatuto social; c) Comercialização das culturas do Uatumã; d) Maior fiscalização do órgão responsável e possibilidade de construção de uma segunda base de apoio.

As colaborações do Idesam se deram ao longo de todo processo, desde os primeiros preparativos para organização do encontro até o levantamento de algumas pautas para votação.

O primeiro assunto abordado por nós foi a criação da cooperativa mista de produtores do Uatumã. Em uma reunião previamente realizada com a diretoria da Associação, foram discutidas algumas características próprias para sua operação no Uatumã, particularidades levantadas pelos comunitários em torno de sua forma de atuação, o valor de sua quota-parte e as múltiplas atividades produtivas englobadas.

O diferencial será no organograma da cooperativa, onde se pretende definir núcleos produtivos relativamente independentes, respeitando a variada economia familiar ribeirinha. A recepção diante do tema foi positiva e houve uma boa troca de ideias, além da solução de algumas dúvidas.

Embora a base do estatuto social já esteja pronta, será preciso uma reunião específica para aprofundarmos as discussões em torno dos artigos deste documento que regerá a cooperativa, de modo a finalizarmos seu processo de constituição e já podermos registrá-la junto a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Aprovada em assembleia, a data foi marcada para 20 de abril.

A Cooperativa do Uatumã será a cereja do bolo para a comercialização dos produtos da Reserva arrancar em disparada. A produção agroextrativista da RDS é grande e ela possui um potencial ainda maior, porém as iniciativas são individuais e espalhadas. Os produtores possuem o mesmo objetivo em comum, bem como algumas mesmas dificuldades, então por que não reunir todos em uma mesma sinergia em busca do objetivo e da solução dos problemas? A Cooperativa será essencial para esta organização coletiva, troca de experiências entre os produtores e suas comunidades e, sobretudo, para facilitar o acesso aos mercados consumidores.

O segundo assunto que abordamos na Assembleia foi o preenchimento das fichas cadastrais da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), antecipado por uma conversa sobre a importância do documento para o agricultor familiar.

O Idesam pode, através do termo de cooperação técnica firmado com o INCRA (leia mais aqui), coletar os dados e fazer as fichas cadastrais para inscrição junto aos órgãos emissores – Incra e, no caso do Amazonas, Idam. Foram feitas 108 inscrições ao longo dos dois dias de Assembleia. Com a DAP em mãos, os produtores poderão acessar os programas de crédito rural do Pronaf e os programas de compra de alimentos do governo federal, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por exemplo.

Um fato muito importante que foi salientado na conversa é o de que, embora o crédito rural do Pronaf seja muito barato e com ótimas condições de pagamento, ele não deixa de ser um empréstimo que, como qualquer outro, pode resultar em dívidas que fará o produtor ter seu nome sujo, caso não seja tomado de forma responsável e consciente. Ciente da responsabilidade, o produtor tem a vantagem de o programa oferecer um grande incentivo à adimplência que, em algumas linhas, se dá pelo desconto de quase 45% pra quem paga suas parcelas em dia.

Para finalizar nossa contribuição, apresentamos como ambos os temas abordados – cooperativa e DAP – estão intimamente ligados: para a cooperativa ou mesmo a própria AACRDSU acessarem editais de apoio do governo, é muito comum a exigência de que pelo menos 70% dos sócios possuam DAP. As ações, portanto, foram importantes e seus resultados serão a base para o desenvolvimento produtivo e econômico da RDS.

As expectativas dos comunitários, e também de nós do Idesam, são grandes! Grandes como o trabalho de base e estruturação que já estamos tendo. Estamos todos alinhados e nos vendo em um contexto em que todas as variáveis estão confluindo a favor do alcance dos objetivos, e isso é um combustível e tanto para a energia do nosso trabalho dentro e fora do Uatumã.

* colaborou Silvio Rocha, pesquisador do Programa Unidades de Conservação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin