Café Apuí Agroflorestal

Muitos produtores em Apuí, Sul do Amazonas, haviam abandonado seus cafezais tradicionais pela baixa produtividade.

 

Em 2012, o Idesam verificou que os frutos de cafezais abandonados apresentavam uma qualidade maior do que outros ainda ativos, pois o crescimento da floresta ao redor do cafezal forneceu sombra ao fruto.

 

Tendo a natureza como inspiração e mentora, o Idesam ‘plantou’ a ideia do projeto Café em Agrofloresta e hoje cerca de 30 famílias colhem os frutos desta parceria, com o lançamento de dois produtos: o Café Apuí Agroflorestal e o Café Apuí Orgânico

 
Por ser plantando em áreas sombreadas combinado com outras espécies, o Café Apuí Agroflorestal e o Café Apuí Orgânico trazem grãos selecionados e colhidos no tempo certo, secado em terreiros suspensos.

Sem misturas ou aditivos e por ser 100% conilon, o Café Apuí proporciona uma bebida mais encorpada e com sabor que se destaca dos cafés comuns.

Além de levar um produto de ótima qualidade do meio da floresta direto para a mesa dos brasileiros, o Café Apuí Agroflorestal Orgânico cultiva a transformação da realidade de agricultores familiares e a conservação da floresta.

A recuperação de áreas degradadas com espécies nativas é outro ganho aos agricultores, que conseguem diversificar sua produção e gerar outras fontes de renda. Em todo esse processo, o Idesam atua como entidade parceira para garantir um comércio justo e com apoio em toda a cadeia produtiva: desde a coleta de sementes até o beneficiamento.

Atualmente, o processo de torra e embalagem do produto é feito com parceiros locais, como a empresa de Estevão Anghinoni, que cumpre com todos os procedimentos necessários para garantir a qualidade e o caráter orgânico do produto.

E. J. Anghinoni – Vicinal Coruja, KM 18
CNPJ: 07.358.210/0001-03
Inscrição Estadual: 04.297.065-2
Apuí, Amazonas

Fone: (97) 99151-6901

Por ser um café mais encorpado e com um sabor bem mais proeminente do que os cafés tradicionais, recomenda-se utilizar de 2 a 3 colheres de sopa para 1 litro de água.
Siga as nossas redes sociais para mais dicas de como saborear seu Café Apuí Agroflorestal.

Notícias Relacionadas

Como participar:
QUERO SER REPRESENTANTE OFICIAL DO CAFÉ APUÍ

Envie uma breve apresentação pessoal/profissional para o e-mail relacionamento@idesam.org.br. Nós entraremos em contato assim que possível.

QUERO REVENDER O CAFÉ EM MEU ESTABELECIMENTO

Entre em contato conosco pelo (92) 98179-0010 ou pelo e-mail cafe@idesam.org.br. Vamos tomar um cafezinho e fechar essa parceria!

QUERO CONSUMIR O CAFÉ APUÍ EM MINHA CASA/EMPRESA

Conheça os estabelecimentos parceiros no mapa abaixo. Para grandes quantidades, estamos lhe esperando na sede do Idesam, em Manaus. 

Pontos de Venda

(Utilize o zoom para ver também os pontos de venda em outras cidades/estados)

Nossos parceiros

Pátio Gourmet

Instituto Chão

Mundo Verde

Instituto Ata

Greenpeace

Amigos da Floresta

Local Hostel

Quitandoca

Casa Monsenhor

Box do Caju

Armazém do Campo

Taberna da Amazônia

Impact Hub Manaus

Claudete Hairstylist

Bombons Finos

ConCon Life

FAS