DOE AGORA

Carboneutralização e Reservas Sustentáveis em pauta na FIAM 2011

content image
Carboneutralização e Reservas Sustentáveis em pauta na FIAM 2011

Entre os dias 26 e 29 de outubro de 2011, o IDESAM estará presente na sexta edição da FIAM – Feira Internacional da Amazônia, conhecida como uma das mais importantes plataformas de inovações industriais e lançamento de novas tecnologias.

Através de parceria com a Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico), o Instituto apresentará os projetos que desenvolve atualmente no Estado, com destaque para o Programa Carbono Neutro e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã.
Considerado o maior evento multissetorial da região, a FIAM 2011 contará com diversas atividades destinadas a promover as potencialidades regionais, identificar oportunidades de negócios, atrair investimentos e gerar novos conhecimentos da região. A Feira prevê aproximadamente 400 expositores e é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) com o apoio do Sebrae.

Além de expor e distribuir materiais informativos; o IDESAM realiza, na sexta-feira (28), duas palestras voltadas para a divulgação dos seus projetos. Às 18h30, o pesquisador do Programa Mudanças Climáticas e especialista em Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) Pedro Soares apresenta o Programa Carbono Neutro IDESAM, iniciativa de compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) através da recuperação áreas degradadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã. “Hoje, a responsabilidade ambiental é uma exigência para qualquer empresa que quer manter sua competitividade, mas muitas organizações ainda não possuem uma assessoria técnica voltada para esse tipo de projeto. O nosso objetivo é mostrar que investimentos como a compensação de emissões de carbono podem resultar em um retorno direto para a empresa e sua visibilidade no mercado”, destaca o pesquisador.

Em seguida, o Secretário Executivo do Idesam, Carlos Gabriel Koury, realiza a palestra “Participação Comunitária na Gestão de Uso Público da RDS do Uatumã”. A palestra terá como base o Plano de Uso Público da RDS do Uatumã (PUP), documento publicado pelo Idesam em 2010 com o objetivo de ordenar e a orientar as diferentes formas de uso público dentro da Reserva. “Nosso objetivo é mostrar a importância do turismo para a economia do interior do Estado e de que forma as comunidades constroem a sua autonomia na gestão dessa atividade”, explica Koury, lembrando que os comunitários tiveram participação fundamental na construção do PUP e já estão colhendo os frutos recebendo turistas em suas comunidades.

Serviços Ambientais

No segundo dia de evento, acontece a Conferência WITS (Água, Inovação, Tecnologia & Sustentabilidade) 2011, que busca abordar uma série de tópicos tais como estratégias corporativas de manejo hídrico sustentável; soluções hídricas inovadoras; águas de superfície e subterrâneas; serviços ambientais, entre outros tópicos.

Dentro da programação, será realizada a palestra “Contas Econômicas Ambientais & Serviços Ambientais” (Environmental Accounting & Environmental Services), ministrada por Raul Gouvea, professor da Universidade do Novo México; Natan Zaidenweber, CEO da Stakeware Inc.; e Denis Benchimol Minev, conselheiro do IDESAM, FAPEAM e FAS, que também é coordenador da estratégia de inserção internacional do Amazonas no tema de serviços ambientais como estratégia econômica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin