DOE AGORA

Cooperação avalia proposta do Sistema de REDD+ do Amazonas

Cooperação avalia proposta do Sistema de REDD+ do Amazonas

A Associação VCS (Verified Carbon Standard), o Centro Estadual de Mudanças Climáticas do Amazonas (Ceclima) e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM) iniciaram, em fevereiro de 2013, um projeto com apoio da GIZ para avaliar as possibilidades de enquadramento do Sistema Estadual de REDD+ do Amazonas (SisREDD+ AM) nos requerimentos para Programas Jurisdicionais de REDD+ do VCS (Jurisdictional and Nested REDD+ – JNR).

O JNR é uma iniciativa criada pelo VCS em 2012 e inclui uma série de diretrizes para a contabilização e creditação de programas nacionais ou regionais de redução de emissões do desmatamento e degradação florestal (REDD+).

Através da aplicação e verificação dos requerimentos, governos que queiram quantificar as reduções de emissão das suas políticas e programas de REDD+ podem usar o JNR, que permite ainda integrar projetos (e programas subnacionais) já existentes com estratégias de contabilidade em maior escala, como Programas Estaduais ou Nacionais.

O financiamento da GIZ também irá promover um evento de intercâmbio entre os estados da Amazônia que estão desenvolvendo programas de REDD+ e avaliar potenciais elos entre financiamentos emergentes e oportunidades de mercado entre estados “ofertantes” e “demandantes” de REDD+.

O intercâmbio está previsto para maio de 2013 e será realizado em parceria com os 6 estados brasileiros – AC, AM, AP, MT, PA e TO – que compõem a Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF).

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin