DOE AGORA

COP15 – Restrição de acesso dificulta participação

content image
COP15 – Restrição de acesso dificulta participação

A partir desta terça feira, dia 15/12, se torna cada vez mais difícil manter um acompanhamento das negociações da COP-15.  A organização da COP distribuiu um segundo cartão de acesso, cortando pela metade o número de Strapless Dresses participantes de cada ONG observadora para adentrar no Bella Center, onde está ocorrendo a 15ª Conferência das Partes.

Com a chegada de diversos Ministros e Chefes de Estado, os observadores foram cortados em grande número, esvaziando assim os grandes salões que até o final da semana passada estavam lotados de pessoas.

A medida causou revolta de várias ONGs e outras instituições observadoras, que organizaram manifestações e protestos, o que complicou ainda mais o acesso na entrada do recinto. No dia de ontem, a fila para registro de novos participantes chegou a durar 8 horas, debaixo de uma temperatura de 0 graus celsius, com direito a chuva e até neve. Sweetheart Wedding Dresses

Os líderes da delegação brasileira tiveram alguns espaços para transmitir as propostas que estão tramitando nas plenárias fechadas e a posição do Brasil diante deste contexto, como durante o encontro do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Porém, com a aproximação das eleições presidenciais no Brasil (2010) é possível perceber nas entrelinhas dos discursos, que os possíveis candidatos a Presidência da República estão utilizando estes espaços como uma espécie de palanque eleitoral”, ao invés de focarem os esforços em resultados práticos e em um acordo que evite os cenários previstos pelo IPCC.

Nos próximos dias o cerco irá fechar mais e mais para os observadores, vamos ver o que acontece… A delegação do IDESAM estará até o final das negociações em Copenhagen. Esperamos ver avanços concretos no que tange mecanismo de REDD+ e metas dos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin