DOE AGORA

Desenvolvimento da produção de leite em debate

content image
Desenvolvimento da produção de leite em debate

Por Adalberto Vicente, técnico do Programa Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais do Idesam

No início de maio, representantes de várias instituições que trabalham com pecuária em Apuí estiveram reunidos na sede local do Idesam. O objetivo era discutir a construção de uma agenda de trabalho conjunto voltada para o desenvolvimento do melhoramento genético do rebanho leiteiro do município.

As ações dessa agenda, depois de serem avaliadas e discutidas, se tornarão componentes da segunda etapa do Projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí, iniciado pelo Idesam em 2010.

Estavam presentes, além da equipe do Idesam, o representante da unidade local da Agencia de Defesa Sanitária Animal e Florestal (ADAF), Ricardo Borges; o gerente local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Marcos Antônio Lise; o secretário municipal de Administração, Domingos Bonfim; mais representantes da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (SEMPA) e do Sindicato Rural de Apuí (SINDISUL).

Pela primeira vez em Apuí, as instituições ligadas a pecuária se juntam para construção e execução de uma proposta em conjunto, que visa melhorar a cadeia produtiva do leite do município. Essa união, além de contribuir para a sistematização das ações, tem como foco uma assistência voltada especificamente para as características do município.

A instalação de 5 centrais de inseminação artificial e a implantação das unidades demonstrativas de sistema de produção para a atividade leiteira (como os sistemas silvipastoril e rotacionado semi-intensivo) são propostas que o grupo apontou como cruciais para o fortalecimento da atividade, assim como atividades de diagnóstico, capacitação de produtores e programas de incentivo do governo (p.ex. Programa Balde Cheio).

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin