DOE AGORA

Em Apuí, estudantes constroem horta sustentável na escola

content image
Em Apuí, estudantes constroem horta sustentável na escola

Texto e foto: Aparecida Sardinha

Estudantes da Escola Municipal Alta União, localizada na zonal rural de Apuí, sul do estado, desenvolveram uma horta orgânica e sustentável  como incentivo a alimentação saudável e o cuidado com o meio ambiente. A proposta é cultivar saberes agroecológicos para estudantes da rede pública do município.

A atividade faz parte do Projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES), desenvolvido desde outubro de 2014 pelo Idesam, por meio de uma chamada pública do Incra. O projeto atende a 10 assentamentos do estado, distribuídos nos municípios de Manaus e Presidente Figueiredo (Lote 11) e Manicoré, Novo Aripuanã e Apuí (Lote 01).

No primeiro encontro, alunos do 5º ao 9º ano participaram da oficina que discutiu temas relacionados ao manejo da terra, técnicas de adubação, plantio e colheita. Na ocasião foi apresentada a produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos, mostrando a importância de consumir produtos orgânicos para a promoção da saúde.

No segundo encontro, pais e professores foram convidados a participarem, junto com os alunos, do mutirão para confeccionarem a estrutura dos canteiros onde foram utilizados materiais reciclados como garrafas pet e pneus velhos.

Para a pesquisadora Aparecida Sardinha, do Idesam, a horta proporcionará aos alunos o acesso a uma alimentação saudável, com produtos frescos e orgânicos, como também será um laboratório para os professores trabalharem aulas práticas sobre educação ambiental.

“É um incentivo para os alunos levarem uma vida mais saudável, ao se alimentarem com produtos naturais, ao mesmo tempo que estamos ensinando eles a respeitarem o meio ambiente ao reutilizarem materiais que seriam jogados no lixo”, afirma.

A horta foi dividida em quatro canteiros construídos com tábuas, oito canteiros cercados com pneus e três canteiros suspensos fabricados com garrafas pet. A cobertura foi feita com sombrite 50%, indicada para lugares com forte exposição ao sol.

Dentre as verduras e legumes escolhidos com os alunos para serem cultivados na horta estão alface, rúcula, couve, abóbora, pimenta doce, coentro, salsa e pepino. “Plantando as hortaliças na escola as crianças vão dar mais valor a esse tipo de alimentação, pois estarão comendo alimentos que elas plantaram e ajudaram a cuidar”, comenta Aparecida.

Para a manutenção da horta, os estudantes se revezam durante os turnos das aulas e, nos finais de semana, a manutenção fica aos cuidados dos guardas e zeladores da escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin