Idesam e Caama/Aleam assinam termo de cooperação

parceria-caama-aleam-idesam

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Texto: Caama/Aleam
Edição de Samuel Simões Neto

No último dia 15 de abril (sexta-feira), o Idesam e a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado (Caama/Aleam) assinaram um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de dar mais transparência aos dados ambientais do Amazonas.

A meta é criar um portal online de transparência, com informações e análises sobre investimentos públicos e de custeio de ações na área de meio ambiente, produção rural e desenvolvimento do Amazonas.

A parceria busca unir esforços para a obtenção e levantamento de dados, pesquisa e divulgação de dados oficiais, sendo o Projeto Transparência e Monitoramento do Orçamento Público do Estado o ponto de cooperação entre o Idesam e a Caama/Aleam.

“Normalmente, as pessoas têm dificuldades de acessar dados nos portais do Governo do Estado, Federal e até dos municípios, não conseguindo encontrar a informação desejada de um determinado programa, investimento e do resultado específico que o investimento deu ou deixou de dar para aquela população alvo”, assinalou o presidente da Caama, o deputado federal Luiz Castro.

Diversos Estados têm respondido a esse problema com seriedade, em particular na região amazônica, que têm atribuído cada vez mais importância à gestão ambiental e à produção sustentável como instrumento para a promoção do desenvolvimento social e econômico.

“Queremos subsidiar uma maior participação da sociedade na definição das prioridades orçamentárias do Estado. A ferramenta propõe organizar e gerar informações e análises sobre o orçamento público e, a partir deste, promover a elaboração de propostas, incidir em políticas públicas, promover debates, discussões e ações para a participação social”, explicou diretor executivo do Idesam, Carlos Koury.

Coordenadora de Políticas Públicas do Idesam, Carolle Alarcon afirmou que o Amazonas é o estado, dentre os da Região Amazônica, com maior potencial à sustentabilidade.

“O projeto contempla também uma agenda positiva de investimentos para a capital e o interior, especialmente na área socioambiental, onde podemos gerar emprego e renda, com pouco ou nenhum impacto à natureza”, afirmou.

Related Posts

Leave a comment