Encontro de capacitação de lideranças é realizado na RDS do Uatumã

encontro-liderancas-rds-uatuma-julho-2015

Texto: Ana Carolina Bastida (Idesam)
Foto: Alexandre Barbosa (FAS)

Nos dias 12 e 13 de julho participei da capacitação das lideranças das comunidades da RDS do Uatumã, organizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Associação Agroextrativista das Comunidades da RDS do Uatumã (AACRDSU).

Estiveram presentes representantes de 10 das 20 comunidades da reserva e a atual diretoria da associação, além de técnicos e pesquisadores da FAS, do Departamento de Unidades de Conservação e do Idesam.

A capacitação teve como objetivo reacender a motivação dos comunitários para participarem efetivamente das atividades das associações.

Foram discutidos temas como o papel da liderança, empoderamento social e ferramentas de planejamento e gestão, além da revisão do estatuto da associação e abertura do edital de convocação para eleição da diretoria da AACRDSU, que ocorrerá no mês de setembro.

Além de contribuir com as discussões, a participação do Idesam no encontro teve como objetivo reafirmar nosso compromisso com os comunitários e discutir, junto às lideranças, as atividades previstas do Instituto para a reserva e as demandas locais.

O Idesam já implantou 11 sistemas agroflorestais (SAFs) que estão beneficiando famílias de seis comunidades da reserva por meio do Programa Carbono Neutro. A proposta atual é ampliar o número de SAFs, introduzir tecnologia  para aumentar a produtividade e reduzir os esforços dos agricultores, traçar um plano para apoiar a comercialização dos produtos oriundos destas áreas.

As principais demandas levantadas pelas lideranças presentes foram apoio para profissionalização do turismo na reserva, apoio técnico para produção do coco, boas práticas e estudo de mercado para comercialização da farinha.

Ao término do encontro foram reafirmados os compromissos das instituições parceiras com as comunidades e, sobretudo, o comprometimento dos próprios comunitários para melhorias das comunidades através de maior participação nas associações.

As lideranças presentes saíram do encontro com a missão de serem multiplicadores das ideias discutidas em suas comunidades e motivar os comunitários a contribuírem com a associação e acompanharem a atuação da atual diretoria, como forma de fortalecer esta organização.

Posts relacionados

Deixe um comentário