DONATE NOW

Encontro de Parceiros do Fundo Vale – Macapá/AP

Encontro de Parceiros do Fundo Vale – Macapá/AP

Por Heberton Barros, pesquisador do Programa Mudanças Climáticas

Nos dias 22 e 23 de maio, uma equipe do Idesam participou do 1o Encontro de Parceiros do Fundo Vale em Macapá, capital do estado do Amapá. Comigo representando o instituto estavam o técnico florestal Marcelo Jacaúna, responsável pela produção de sementes florestais e articulação da Rede de Sementes do Apuí e o pesquisador Pedro Soares, coordenador Programa Carbono Neutro.

O evento teve como tema central a discussão sobre territórios dentro da lógica do Desenvolvimento Territorial Integrado, dando continuidade as discussões já iniciadas pela rede de Parceiros do Fundo Vale na última reunião realizada em Brasília, no final de 2012.

encontro-macapa-fvds

O tema abordado traz à tona a atuação e importância da parceria firmada entre o Fundo Vale e instituições socioambientais que atuam no território amazônico através da análise e reflexão dos efeitos diretos e indiretos que o aporte de recursos para o desenvolvimento de projetos gera na gestão do território num sentido amplo.

Durante o encontro, discutimos a necessidade de fortalecimento das redes de articulação entre entidades ambientalistas que atuam no território, como forma de fortalecimento institucional e operacional.

Também houve um espaço para o intercâmbio de experiências e produtos oriundos do desenvolvimento dos projetos apoiados pelo Fundo Valem. Neste espaço, o Idesam levouas sementes florestais produzidas pelo projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí, algumas publicações do Instituto e o Programa Carbono Neutro IDESAM.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin