Estudo sobre a cadeia produtiva da madeira é lançado em Lábrea

oficina-manejo-labrea

André Vianna, coordenador do Programa Manejo Florestal do Idesam

Durante o Seminário sobre Manejo Florestal Comunitário e de Pequena Escala em Lábrea (AM), realizado nos dias 24 e 25 de setembro no município de Lábrea pelo Grupo de Trabalho (GT) Madeira do município, foi lançado e distribuído gratuitamente o Diagnóstico da Cadeia Produtiva da Madeira no Município de Lábrea-AM, publicação realizada por IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil) e Idesam, em parceria com Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas) e apoio do Fundo Vale.

O diagnóstico tem como objetivo promover a cadeia produtiva de madeira em Lábrea, demonstrando a importância da atividade para o município e munindo os atores locais com informações sobre a cadeia produtiva, o que permitirá um melhor planejamento a auxiliará nas tomadas de decisão para se fomentar a cadeia local.

O estudo entrevistou 30 extratores e 43 empreendimentos beneficiadores de madeira localizados na sede de Lábrea, assim como, utilizou dados oficiais obtidos junto a instituições públicas locais, como Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas), Idam e ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas), além de dados obtidos junto ao IBGE. Dentre os principias resultados, foi verificado que em 2013 a produção de madeira movimentou R$7,2 milhões na sede do município e empregou na sede 7% da população economicamente ativa de todo o município.

Os demais resultados do diagnóstico foram apresentados e discutidos durante apresentação no seminário, que também contou com apresentações das instituições: IEB, Idam, Apemol, Asmadel, IFT, Apadrit, ICMBio, WWF-Brasil, Basa.

No final do seminário foi consolidada e pactuada uma “Agenda de Compromisso ao Manejo Florestal Comunitário e de Pequena Escala de Lábrea”, das instituições presentes. Como um das ações acordadas, uma solicitação para abertura de linha de financiamento de acordo com a realidade local será encaminhada oficialmente às instituições bancárias. O diagnóstico será enviado juntamente à solicitação como forma de demonstrar a importância do setor para o município e  fortalecer os argumentos para a criação de linha de crédito.

O município de Lábrea

Com aproximadamente 69.000 km² e uma população de mais de 37 mil habitantes, o município de Lábrea localiza-se no sul do Amazonas, às margens do rio Purus, fazendo fronteira com Canutama, Boca do Acre, Tapauá, Pauini e os estados do Acre e Rondônia.

O acesso se dá mais comumente via aérea e fluvial. Durante o período seco do ano (maio a novembro) é possível chegar por via terrestre, pela rodovia Transamazônica (BR-230). Em 2007, o município ocupava o 13º lugar no ranking do desmatamento na Amazônia Legal, o que o colocou – no ano seguinte – na lista dos municípios prioritários para intervenção no controle e combate ao desmatamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Posts relacionados

Deixe um comentário