Eventos, publicações e mais trabalho em Apuí

visita-apui-priscila-2-destaque
Por Priscila Rabassa, da equipe de Comunicação

Após dois meses sem acesso a Apuí devido à falta de acessibilidade causada pelas fortes chuvas e falta de voos, finalmente chegamos ao município na manhã do dia 22 de abril.

Desta vez, cheguei a Apuí acompanhada pelo coordenador do Projeto Semeando Sustentabilidade, Gabriel Carrero, e pelo consultor da Via Verde e parceiro do Idesam, Murilo Bettarello. Nossa meta era em um espaço curto de tempo realizar diversas atividades com os produtores inscritos nos projetos e com a equipe do Idesam, além de muitas reuniões com autoridades e parceiros locais.

Para começar, o cronograma de atividades envolvia dois dias de capacitação em pecuária. O I Encontro de Capacitação em Pecuária Sustentável para pequenos produtores rurais de Apuí foi realizado nos dias 24 e 26 de abril, nas propriedades rurais dos produtores Adelário Ronnau e Lourizete Morais, respectivamente.

O objetivo do curso foi introduzir técnicas de manejo do rebanho e da propriedade rural visando a melhoria produtiva, o aumento da renda familiar e a conservação da propriedade rural de forma sustentável.

Com atividades práticas e teóricas, conseguimos reunir nos dois dias um grupo interessado em aprender e trocar experiências, apesar de toda a dificuldade de acesso as propriedades que, devido ao mal tempo, deixou as precárias estradas piores do que de costume, contribuindo inclusive para que o nosso ônibus atolasse logo na saída e levasse mais tempo para chegar à fazenda. Apesar das dificuldades, o curso foi um sucesso e a primeira semente foi plantada.

visita-apui-priscila-1 visita-apui-priscila-3

A próxima atividade foi realizar o lançamento do informativo Apuí Rural. Idealizado pelo setor de comunicação do Idesam, a publicação, que será bimestral, tem como objetivo ser uma ferramenta de comunicação para a transformação social, onde o resultado esperado é ter uma sociedade mais informada e participativa, capaz de interagir e propor soluções para o desenvolvimento de Apuí. O lançamento aconteceu durante o I Encontro de Capacitação em Pecuária Sustentável e teve uma ótima aceitação pelo público presente que foi unanime ao responder que o informativo contribuirá na difusão da informação e do conhecimento, tão limitados no município.

Outro lançamento realizado durante nossa estadia em Apuí foi o livro Árvores do Sul do Amazonas. Guia de espécies de interesse econômico e ecológico, de autoria dos pesquisadores do Idesam, Gabriel Carrero e Marcelo Jacaúna, e dos pesquisadores Raylton Pereira e Manuel Lima Junior, da Ufam.

O livro, que traz mais de 40 espécies importantes para a produção agroflorestal, contribui com informações práticas sobre identificação, coleta, manejo e beneficiamento de sementes, e plantio e uso das árvores nativas da região. O evento, realizado no Centro Multiuso Padre Faliero Bonci, em Apuí, reuniu autoridades locais, profissionais da área ambiental, alunos de cursos técnicos e comunidade em geral.

visita-apui-priscila-4

Para fechar a semana intensa de atividades, Gabriel Carrero, representando o Idesam, participou da Oficina de Validação do Plano Municipal de Prevenção e Controle do Desmatamento de Apuí (PPCDAP), realizada na Câmara Municipal do município.

O objetivo da oficina foi validar o documento criado em dezembro do ano passado durante a Oficina de Prevenção e Controle do Desmatamento de Apuí quando gestores e lideranças do setor público, privado e das organizações sem fins lucrativos se reuniram para discutir ações com a finalidade de reduzir a taxa de desmatamento e de focos de calor.

Depois de uma semana intensa e corrida, chegou o dia de partir. Murilo e eu voltamos juntos para Manaus, felizes por conseguir realizar nossos trabalhos, mas também cheios de ideias para os projetos de Apuí.

Posts relacionados

Deixe um comentário