DOE AGORA

Expedição de aventura mira conscientização ecológica

content image
Expedição de aventura mira conscientização ecológica

Uma parceria entre a empresa BiO2 Organic e o Idesam,  ​irá plantar árvores na Amazônia para compensar as emissões de carbono de um novo projeto, batizado ‘BiO2 Expedition’. ​A expedição – que envolverá atletas amadores e profissionais ​em diferentes modalidades de esportes de aventura – é voltada para a conscientização ecológica e já nasce 100% ‘CO2 Neutro’​.

​​Quatro expedições serão realizadas ao longo deste ano, com o objetivo de conscientizar o público sobre a necessidade de preservação da natureza, incentivar a prática de esportes ao ar livre e uma alimentação vegana e saudável.

Para cada expedição, alguns fatores foram considerados para o cálculo das emissões do gás carbônico, sendo eles: o descolamento terrestre e aéreo, que inclui o trajeto até o local de cada viagem e a quilometragem rodada por dia, e a hospedagem, considerando o número de pessoas e o período em que elas ficarão em cada cidade.

Para a compensação total dessas 22 toneladas de CO2, 61 árvores nativas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã deverão ser plantadas, o que corresponde ao reflorestamento de uma área de quase 740 m².

Esta reserva, localizada entre os municípios de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã, no leste do Estado do Amazonas, abriga 20 comunidades tradicionais, que tem na produção agroextrativista sua principal fonte de renda.

Desde 2010, oito comunidades já receberam os sistemas agroflorestais, beneficiando mais de 25 famílias ribeirinhas. As comunidades que receberão o seu plantio serão definidas entre outubro e dezembro de 2017, juntamente com os comunitários que serão os ‘guardiões’ da nova floresta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin