Exposição de produtos artesanais garante renda extra para assentados

exposicao-artesanato-incra

Por Samuel Simões Neto

Artesãos dos projetos de assentamento (PAs) Rio Pardo, Canoas e Cuieiras-Anavilhanas participaram, no último sábado (5), da Mostra Ambiental “Eu Amo a Amazônia”. O evento foi realizado no Sumaúma Park Shopping, em comemoração ao Dia da Amazônia, e reuniu ações e projetos de conservação e sustentabilidade de várias organizações.

A participação do grupo aconteceu através de uma exposição de produtos artesanais, que promoveu a divulgação e comercialização dos produtos das famílias que moram nos assentamentos.

>> Idesam celebra ‘Dia da Amazônia’ divulgando práticas sustentáveis

A exposição foi realizada por Incra e Idesam, através de um projeto de assessoria técnica, social e ambiental (ATES) firmado entre as duas organizações, e teve apoio do Sumaúma Park Shopping – como realizador da Mostra – e do Clube de Mães Nossa Senhora de Nazaré, que também contribuiu levando diversos itens para exposição.

Entre os produtos vendidos estavam cookies de castanha-da-Amazônia e cumaru; geleias e doces de frutas amazônicas; esculturas e utensílios de madeira; além de uma grande variedade de cestos fabricados com palha de bananeira.

Conforme o coordenador do projeto, o engenheiro florestal André Vianna, a venda dos produtos gerou uma movimentação de aproximadamente R$ 1.000 para os assentados. “Como os produtores não tiveram gastos com logística e estrutura [que foram custeados integralmente pela assistência técnica], o retorno financeiro foi significativo”, explica.

Outro ponto positivo, na opinião do engenheiro, foi a divulgação dos produtos e oportunidades de negócios; os artesãos e artesãs puderam estabelecer contato com compradores para vendas futuras de sua produção.

A atividade foi realizada pela primeira vez dentro de um centro de compras. “Por se tratar de um público diferenciado, os artesãos precisam garantir uma alta qualidade e apelo visual dos produtos, que inevitavelmente disputam a atenção dos consumidores com marcas famosas disponíveis no local”, explica.

Posts relacionados

Deixe um comentário