Glossário

AWG/KP – Ad Hoc Working Group on Further Commitments for Annex I Parties under the Kyoto Protocol (Grupo de Trabalho Ad Hoc para avanço dos compromissos para Partes Anexo I dentro do Protocolo de Quioto)

AWG/LCA – Ad Hoc Working Group on Long-Term Cooperative Action under the Convention (Grupo de Trabalho Ad Hoc para Ações de Cooperação de longo-prazo dentro da Convenção)

Contact Group – Grupo aberto para estabelecer corpo auxiliar ou Comitê onde as Partes possam negociar antes de avançar em acordos formais. Observadores normalmente podem presenciar sessões destes contact groups

COP – Conference of Parties (Conferência das Partes)

GCF – Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas

GEE – Gases de Efeito Estufa

LULUCF – Land Use, Land Use Change and Forestry (Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas) Rubrica do Protocolo de Quioto para atividades baseadas no uso da terra que tenham potencial de impactar os estoques e emissões de carbono.

NAMAs – Nationally Appropriate Mitigation Actions (Ações Nacionais Apropriadas para Mitigação).

REDD (+) – Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal e Conservação, Manejo e enriquecimento dos Estoques de Carbono Florestal

SBI – Subsidiary Body for Implementation (Corpo Auxiliar para Implementação). O SBI elabora recomendações em aspectos políticos e de implementação para a COP e, quando requisitado, para outros grupos.

SBSTA – Subsidiary Body for Scientific and Technological Advice (Corpo Auxiliar para Conselho Científico e Tecnológico). Este grupo serve como um link entre informações e avaliações providas por experts (como IPCC) e a COP, que está focada na formulação de políticas.

UNFCCC – United Nations Framework Convention for Climate Change (Convenção das Nações Unidas para Mudanças do Clima).

Deixe um comentário