Idesam apresenta trabalhos no Congresso de Agroecologia

congresso-agroecologia-2015

Entre 28 de setembro e 2 de outubro, foi realizado, em Belém, o IX Congresso Brasileiro de Agroecologia: Diversidade para a Construção do Bem Viver”. O evento reuniu cerca de 3.000 participantes e teve mais de 1.400 trabalhos apresentados em 200 espaços para debates, mesas-redondas, oficinas e apresentações. O Idesam participou do evento, representado pelos pesquisadores Marina Reia, Maristela Gomes, Ramom Morato e Vinícius Figueiredo.

Conforme a gestora ambiental Marina Reia, o evento ganha por ser realizado no Pará, que além de rica diversidade, agrega diversas culturas e povos tradicionais. “Foi a primeira vez em que o congresso aconteceu no Norte do país, região tão marcante e pioneira no movimento agroecológico, com cursos superiores e núcleos de extensão atuantes”, diz.

O Idesam participou com a apresentação oral do trabalho “Agroecologia e o fortalecimento do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro, em São Gabriel da Cachoeira (AM)”, pelo engenheiro agrônomo Ramom Morato. O trabalho destaca o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro  como o único bem imaterial do país no gênero. Tombado como patrimônio nacional pelo Iphan em 2010, o sistema representa um vasto e antigo conjunto de saberes e práticas indígenas ligadas à agricultura.

O projeto Café em Agrofloresta também recebeu destaque com a apresentação de um pôster do também engenheiro agrônomo Vinicius Figueiredo. O material apresentava os principais resultados dos três anos do projeto, implementado em conjunto com associações e produtores do sul do Amazonas.

O Café Apuí Agroflorestal, resultado deste esforço para a implementação de técnicas agroecológicas na produção cafeeira do município, foi comercializado durante a grande feira permanente do congresso. “Ao trazer o produto para o CBA, nosso intuito é apresenta-lo ao público altamente qualificado presente no evento. As pessoas demonstraram grande interesse e curiosidade em relação produto”, explica Maristela Gomes.

Posts relacionados

Deixe um comentário