DOE AGORA

Idesam e Ciaflor participam do #THEBOATCHALLENGE

content image
Idesam e Ciaflor participam do #THEBOATCHALLENGE

Por Ana Carolina Bastida, do Programa Produção Rural Sustentável do Idesam

Com objetivo de potencializar soluções inovadoras de negócios de impacto social na Amazônia, o desafio The Boat Challenge contou com 15 startups, selecionadas dentre 200 negócios da Região Norte e outros estados.

Uma iniciativa da Coca-Cola Brasil em parceria com Artemísia, organização pioneira em negócios de impacto social no Brasil.

O Idesam foi um dos selecionados através da empresa incubada “Ciaflor – óleos nobres da Amazônia” cuja proposta é fomentar a cadeia de valor dos produtos da sociobiodiversidade amazônica através de relações justas de mercado e assistência técnica especializada.

Foram três dias de imersão a bordo do navio Iberostar Grand Amazon, numa viagem de Parintins a Manaus pelo Rio Amazonas com empreendedores de impacto, convidados e mentores que juntos formaram uma rede de inovação em negócios de impacto para região amazônica.

Os negócios que participaram do desafio atuam em diversos segmentos como agricultura sustentável, comunicação, água, saúde e sociobiodiversidade, com grande foco para nossa região e seus desafios. Das iniciativas, muitas trabalham com o conceito da floresta em pé, através do fomento a produção de cacau sustentável, extrativismo de óleos e outros produtos locais, como o açaí e tucupi.

Através das ferramentas aprendidas e as rodadas de mentoria, conseguimos refinar o modelo de negócios e nossa proposta de valor, o que nos possibilitou enxergar com maior clareza o potencial de mercado e o real impacto socioambiental almejado pela Ciaflor.

A principal bagagem que trouxemos da viagem foram vivência e trocas de experiências com um ecossistema crescente de atores, instituições e empreendedores que querem mudar a realidade da Amazônia, com foco na floresta em pé e na qualidade de vida de nossa gente.

Ciaflor pós #TheBoatChallenge

Com a missão de conectar a Amazônia, suas riquezas e sua gente com o Brasil e o mundo, a startup incubada pelo Idesam, nasce agora com mais força para mudar o mercado dos produtos da sociobiodiversidade amazônica.

O objetivo é agregar valor aos produtos da sociobiodiversidade pagando preço justo as comunidades tradicionais extrativistas, valorizando o árduo trabalho na floresta e garantindo qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade ao consumidor final.

Tudo isto só será possível com a importante parceria estabelecida entre Idesam e Ciaflor, o que viabilizará o acesso ao mercado diferenciado com acompanhamento técnico contínuo e desenvolvimento de tecnologias sociais, a fim de garantir melhoria efetiva na qualidade de vida das populações protetoras da floresta.

A proposta é comercializar os produtos da sociobiodiversidade, com foco inicial para óleos essenciais como copaíba e andiroba provenientes dos territórios já trabalhados pelo Idesam,  como a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã e o Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Aripuanã- Guariba, em Apuí, além de outras Unidades de Conservação do Amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin