Idesam e IEF selecionam beneficiários do Manejo Florestal no Amapá

reuniao-manejo-comunitario-amapa-mazagao-velho

Entre os dias 13 e 15 de julho, técnicos do Idesam e do Instituto Estadual de Florestas (IEF) do Amapá visitaram o Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Foz do Mazagão Velho para, juntamente às associações de moradores do assentamento, realizar um curso de gestão para o manejo florestal e selecionar os participantes para atividades de manejo florestal comunitário do assentamento.

“O curso realizado foi de extrema importância, pois além de discutir e explicar as diferenças entre exploração convencional e manejo florestal, foi possível definir a forma de gestão do Plano de Manejo da Foz do Mazagão Velho”, explicou André Vianna, gerente do Programa Manejo Florestal do Idesam.

De acordo com Vianna, haverá um único Plano de Manejo Comunitário do Assentamento, sendo que suas áreas de exploração anuais serão divididas entre as colocações (lotes) dos participantes. “As associações elaboraram uma lista preliminar de possíveis participantes, que foi validada durante o curso”, explica.

Após a validação, a equipe de técnicos do Idesam e do IEF realizou visitas às colocações, entrevistando os assentados para verificar o real interesse, aptidão ao manejo e existência de áreas aptas para a atividade.

Agora, os técnicos e as associações estão aguardando parecer do Incra quanto à solicitação da APAT, documento que atesta a viabilidade jurídica e técnica do PMFS. Após este parecer, a equipe dará início aos trabalhos de delimitação de área e inventário florestal.

Posts relacionados

Deixe um comentário