DOE AGORA

Idesam participa da comemoração dos 40 anos da pós-graduação do Inpa

content image
Idesam participa da comemoração dos 40 anos da pós-graduação do Inpa

Por Rogério Lima

Nesta quarta-feira (13), o Inpa realiza o Seminário “Novos conceitos de cooperação: a pós-graduação como um laboratório para políticas públicas para a Amazônia”. O evento, que  celebra os 40 anos do programa de pós-graduação, tem como objetivo mostrar como a pós-graduação está contribuindo para políticas públicas na Amazônia.

Na programação, serão apresentados alguns dos trabalhos realizados por alunos do programa Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia (MPGAP) e do Programa  de Cooperação Inpa-Max Planck.

O coordenador do Programa de Gestão de Unidades de Conservação (PUC) do Idesam, Eduardo Rizzo, é um dos pesquisadores que apresentarão os resultados do seu trabalho no MPGAP, realizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, localizada nos municípios de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã, leste do Amazonas.

A dissertação de Rizzo abordou a caracterização do uso do solo e propostas para melhorias na gestão da RDS. “Muitas Unidades de Conservação foram criadas nos últimos anos, mas a eficiência de gestão ainda tem resultados pouco expressivos. Isso ocorre muitas vezes porque o planejamento não está intimamente ligado à dinâmica de uso da UC”, destaca o pesquisador.

>> Faça o download da dissertação na íntegra

A partir dessa proposta, o trabalho utilizou uma série de documentos da RDS do Uatumã e fez uma análise estratégica do uso da terra na Unidade de Conservação. “Um dos objetivos foi propor como as políticas públicas podem ser implementadas nessa região”, afirma Rizzo.

Dividido em duas mesas de debate, o evento terá início às 9h, no Auditório do Bosque da Ciência. Mais informações e a programação completa no site do INPA.

Por Rogério Lima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin