DOE AGORA

Idesam realiza debate para Manejo Florestal de Pequena Escala no Amazonas

content image
Idesam realiza debate para Manejo Florestal de Pequena Escala no Amazonas

O evento que aconteceu na última semana, contou com a participação de profissionais, estudantes e pesquisadores de 13 diferentes instituições que formularam propostas para o manejo florestal em pequena escala no amazonas.

 

Por Lucas Moreno

 

Com o objetivo de discutir o emprego de tecnologias e de maquinário adequado ao manejo florestal em pequena escala no Amazonas e debater as necessidades de cada etapa da produção florestal, o Idesam realizou no último dia 27 o evento “Modelagem Florestal – Máquinas e Equipamentos para Pequena Escala”, no Bosque da Ciência – INPA, em Manaus.

Estiveram presentes representantes das seguintes instituições: ADS-AM, Agroam, AmazonTrail, Apefea, Apoema Consultoria, Caama/Aleam, HDOM Consultoria, Idam, Ifam, Imaflora, Inpa, Precious Woods e Ufam, que debateram as diferentes etapas do manejo florestal e as possíveis melhoras tecnológicas na área. Ainda, durante o evento, foi apresentado o Projeto Cidades Florestais (aprovado junto ao Fundo Amazônia/ BNDES e executado pelo Idesam), que busca uma nova prática extrativista para a produção madeireira e não-madeireira na Amazônia.

“Diante do contexto amazônico que apresenta grandes desafios e oportunidades, o debate do uso de novas tecnologias e maquinário para o manejo florestal vem como uma estratégia de sobrevivência, não somente para as iniciativas de pequena escala, mas para todos os elos desta cadeia produtiva.” comenta André Viana, Gerente do Projeto Cidades Florestais do Idesam.

O evento proporcionou troca de experiências, resultando na identificação de oportunidades e riscos associados aos novos maquinários no Manejo Florestal. Durante as discussões, destacou-se a importância de atuar na gestão do uso e manutenção de máquinas e equipamentos, através de ferramentas de gestão e acordos coletivos.

As propostas e resultados do debate serão avaliadas, a fim de verificar o potencial de replicação para os planos de manejo florestal no amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin