DOE AGORA

Idesam realiza primeira Feira de Agricultores no Matupi

content image
Idesam realiza primeira Feira de Agricultores no Matupi

Por Samuel Simões Neto

No dia 18 de abril, Idesam e Incra realizaram a primeira feira do agricultor familiar na Vila de Santo Antônio de Matupi, no município de Manicoré, sul do Amazonas. A atividade foi realizada através do Projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental – ATES, desenvolvido em 10 assentamentos no estado desde outubro de 2014, através de um contrato celebrado entre as duas instituições.

A feira visa beneficiar agricultores do Projeto de Assentamento (PA) Matupi através da venda direta de seus produtos ao consumidor, uma vez que ainda não existem canais para esse escoamento. A atividade foi organizada por uma equipe de técnicos do Idesam e coordenada pela médica veterinária Ana Paula Campos e pela zootecnista Patrícia Lima.

Cerca de 20 produtores participaram, oferecendo frutas, legumes, verduras, carnes, ovos e também produtos como queijos, bolos, doces e artesanatos.

De acordo com a coordenadora técnica do projeto ATES do Idesam, a gestora ambiental Maria de Jesus, a atividade foi uma demanda dos próprios agricultores, que não se sentem incentivados a produzir mais por não terem como vender sua produção.

“Os órgãos de assistência técnica do estado nunca mobilizaram os agricultores para a realização de uma feira como alternativa de comercialização, é a primeira vez que uma atividade como essa é realizada no Matupi”, diz.

Além da venda, as ações de assistência técnica do Idesam também buscam melhorar o processo produtivo voltado para fruticultura, horticultura e extrativismo nas propriedades do assentamento, que ainda são iniciantes se comparadas à pecuária (de corte e leiteira).

A proposta é realizar a atividade mensalmente. Para isso, o Idesam está em busca de apoio junto à Prefeitura Municipal de Manicoré e a outras instituições locais para a “Feira da Agricultura familiar no Matupi”, uma ação que contempla ainda outros produtores da região, de fora do PA, e buscará contribuir para regularizar assentados irregulares.

“Cada produtor trouxe o que tinha disponível dentro do lote e muitos já nos perguntaram quando acontecerá a próxima edição. A continuidade da feira permite que eles possam se organizar e seguir adiante por conta própria”, enfatizou a zootecnista Patrícia Lima, destacando o interesse dos mesmos em investir na atividade.

A parceria entre Idesam e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) faz parte do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES), de responsabilidade do órgão federal, e envolve atividades de apoio à produção e organização social de 10 assentamentos do estado por um período de 12 meses. As atividades de assistência técnica realizadas pelo Idesam estão divididas em dois lotes (como são chamados os conjuntos de assentamentos definidos pelo Incra durante chamada pública). O lote 01 comporta assentamentos em Apuí, Novo Aripuanã e em Manicoré, enquanto o lote 11 é formado por áreas em Manaus e Presidente Figueiredo.

PA Santo Antônio do Matupi

O projeto de Assentamento do Santo Antônio do Matupi foi criado em 1992, com uma área de 34.889,77 hectares, e o processo de ocupação ocorreu em julho de 1995. O assentamento dista 200 km da sede do município de Manicoré, 180 km de Humaitá e 220 km do município de Apuí. Segundo informações do Incra, o PA possui uma capacidade de 538 parcelas com aproximadamente 346 famílias assentadas na época de sua implantação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin