DOE AGORA

Incubadora do Idesam é selecionada em Concurso de Negócios Sociais da NESsT

content image
Incubadora do Idesam é selecionada em Concurso de Negócios Sociais da NESsT

Por Aline Radaelli, da Incubadora de Negócios Florestais do Idesam

“O ponto-chave é a transformação de mentalidade. Os negócios tradicionais vão atrás do dinheiro, enquanto os negócios sociais correm atrás de trabalho.” Muhammad Yunus, economista Nobel da Paz, idealizador do Grameen Bank, banco de microcrédito voltado para a população de baixa renda de Bangladesh, e fundador de cerca de 60 empresas destinadas a resolver diferentes problemas da região.

No final de julho, entre os dias 28 e 30, participei de uma nova viagem pelo Idesam através da Incubadora de Negócios Florestais (INF). O destino foi São Paulo, mais especificamente o Centro Paulus (www.centropaulus.com.br), localizado na região de Parelheiros.

Um lugar muito lindo, aconchegante, em meio a um dos pedacinhos que ainda nos restam de Mata Atlântica, e com uma história de vida belíssima que começa como sendo um centro de referência para estudos da Antroposofia e Agricultura Biodinâmica (saiba mais), passando por espaço de recuperação de menores infratores e centro sociocultural até ser pousada e espaço para formações e seminários.

curso-nesst-1

A viagem teve como intuito participar de um treinamento do IV Concurso de Negócios Sociais NESsT Brasil, que busca por empreendedores ou ONGs que trabalham com negócios de alto impacto social que melhorem consideravelmente a qualidade de vida de populações e comunidades marginalizadas. Assim sendo, a NESsT atua no investimento da concepção, estruturação e expansão de tais negócios sociais a fim de alavancar estes benefícios locais.

A NESsT é uma organização internacional que atua há 16 anos desenvolvendo negócios sociais sustentáveis que resolvam problemas sociais críticos em mercados emergentes. São 10 escritórios espalhados pelo mundo (República Checa, Croácia, Hungria, România, Eslováquia, Argentina, Brasil, Chile, Equador e Peru). Suas áreas de impacto são “Inclusão no mercado de trabalho”, “Geração de renda” e “Tecnologias acessíveis”.

O concurso teve 121 inscritos sendo que somente 63 passaram para a segunda fase e 35 para a terceira fase, até que destes 35 pudessem ser escolhidos 15 projetos de planejamento. Dentre estes 15 projetos está a Incubadora de Negócios Florestais (INF) do Idesam. “No encontro, pudemos conhecer os gestores da NESsT e todos os negócios sociais que foram classificados. Pessoas de várias partes do Brasil que acreditam em novas e diferentes formas de mercado, de comércio, de parcerias e de negócio: o negócio social.

?curso-nesst-2

Negócios sociais se caracterizam por serem negócios que promovem um propósito social de maneira financeiramente sustentável. Acaba surgindo um setor que entremeia as empresas tradicionais e o terceiro setor.

curso-nesst

O chamado “setor 2,5” – que não é o segundo setor, representado pela iniciativa privada, nem o terceiro setor, representado pelas organizações sem fins lucrativos – está em exponencial crescimento no Brasil. A estimativa é de que haja R$ 250 milhões disponíveis para investimentos de impacto no país. (Leia mais sobre este assunto aqui)

Bom, mas voltando ao encontro. “Ele se deu de forma bastante densa – é com muitas informações para esta primeira etapa do concurso -, nos deu pistas do trabalho que temos pela frente e nos permitiu refletir muito sobre nossos projetos. Mas foi também muito rico em troca de experiências e conhecimentos, muito alegre e gratificante. Poder conhecer diversos projetos incríveis, idealizados e geridos por pessoas comprometidas com essa nova forma de negócio é inspirador (conheça os empreendimentos sociais selecionados aqui)

curso-nesst-3

Esta primeira etapa da caminhada é a de planejamento, com duração de 8 meses e que visa identificar e planejar negócios sociais viáveis. A segunda, com duração prevista de 3 anos, se dá pelo processo de incubação de tais negócios sociais através da implementação de Planos de Negócios e consolidação das equipes. A terceira e última etapa é chamada de “expansão”, em que são desenvolvidos os preparativos para expansão e replicação do negócio, bem como para novos investimentos.

A participação da Incubadora neste desafio se mostra de extrema importância para o futuro do projeto. Contar com a rede de assessoria da NESsT, formada por diversos especialistas de áreas distintas, como apoio para identificar possíveis ajustes que possam e devam ser feitos será decisivo para a melhoria da atuação da INF no Amazonas.

A cada etapa concluída, volto para o blog pra contar mais um pouco sobre nossa trajetória junto à NESsT e aos outros 14 projetos que andarão conosco!

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin