DOE AGORA

Lançada calculadora de CO2

Lançada calculadora de CO2

Portal A Crítica

Todas as atividades humanas têm impacto no meio ambiente. Isso porque boa parte delas emitem gases causadores do efeito estufa. E em tempos de mudanças climáticas é fundamental que, além de grandes empresas, cidadãos também tenham conhecimento do volume de emissões de dióxido de carbono (CO2), principal gás do efeito estufa.

Uma ferramenta virtual de fácil acesso desenvolvido pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) é capaz de auxiliar o cidadão que deseja, digamos, administrar a quantidade de CO2 que emite na atmosfera. A “Calculadora de CO2” mostra ao indivíduo como está o nível emitido por ele. O objetivo é oferecer um meio de neutralizar parte de suas próprias emissões.

De acordo com o pesquisador sênior do Idesam, Mariano Cenamo, a “Calculadora de CO2” faz parte do Programa Carbono Neutro Idesam. Trata-se de um programa de compensação de emissões de gases de efeito estufa por meio da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em áreas degradadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, situada na região Nordeste do Amazonas.

Agroflorestais

Cenamo destaca que o Programa Carbono Neutro Idesam é o pioneiro na região, pois, baseado na implantação de SAFs, permite a geração de renda aos ribeirinhos de comunidades próximas à RDS Uatumã. “Existem várias empresas que possuem ou fazem parte de um programa de neutralização. Mas, geralmente plantam somente árvores para recuperar áreas degradadas, não plantam com o objetivo de promover também benefícios sociais para comunidades”, disse o pesquisador.

Fonte: http://acritica.uol.com.br/amazonia/Lancada-calculadora-CO2_0_964703537.html

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin