DOE AGORA

Manaus, um rio de oportunidades

content image
Manaus, um rio de oportunidades

Por Vitor Coluna, pesquisador do Idesam e gerente do Viveiro Santa Luzia – 

No final do ano, estive em Manaus trabalhando como representante comercial do Viveiro Santa Luzia (VSL), empresa incubada pelo Idesam na cidade de Apuí, sul do Amazonas.

Nosso objetivo principal foi divulgar nossos produtos e serviços para instituições da capital e da região, expandindo as fronteiras de atuação do viveiro. Auxiliados pelo estudo de mercado de sementes e mudas – que nos proporcionou o conhecimento e a perspectiva desse crescente negócio nas localidades –, foi possível mapear os produtores e comerciantes nos estados de Amazonas e Rondônia.

Além de realizar esse intercâmbio para conhecer o trabalho desenvolvido nessas instituições, nossa visita serviu para apresentar a dinâmica de trabalho e os produtos oferecidos pelo Santa Luzia. Fui bem recebido pelas empresas que, ao conhecerem nosso trabalho, mostraram interesse não só pela diversidade de produtos que temos disponíveis, mas também pelos preços que estão de acordo com o que encontramos em Manaus – atualmente, o custo de frete é o nosso principal gargalo.

Para o transporte das mudas, dependendo da quantidade e do peso da carga torna-se uma opção viável utilizar o táxi aéreo, mas somente para espécies que resistem viajar com raiz nua (quando a muda é transportada sem o substrato, enrolada num pedaço de jornal úmido e transplantada pelo cliente ao chegar a capital).

Para entrega de grandes volumes em Manaus, a melhor opção é fazer o transporte por balsas, que são carregadas a 100 km de Apuí. Todos esses gastos são acrescentados no preço final da venda da muda.

transporte-mudas-VSL-1  transporte-mudas-VSL-2

Em função de todas essas dificuldades, para competir com os fornecedores de sementes e mudas de Manaus, é necessário o apoio da prefeitura de Apuí e do governo estadual em subsidiar o transporte dos produtos. Atualmente estamos analisando a possibilidade de conseguirmos um local em Manaus para armazenamento de certa quantidade de mudas para pronta entrega, onde elas possam descansar e se recuperar da longa viagem.

Manaus está crescendo, e com uma população que anseia por serviços e produtos de qualidade e está disposta a pagar por essa qualidade. Muitas plantas estão sendo trazidas de outros Estados para Manaus, sendo que temos em Apuí uma estrutura formada para atender esse mercado na capital do estado.

A bola está conosco, precisamos ficar atentos às exigências do mercado quanto às espécies mais procuradas, seja para arborização urbana, paisagismo e ornamentação da cidade, sem esquecer a necessidade de mudas para reposição e compensação ambiental das indústrias e novos empreendimentos que surgem diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin