DOE AGORA

Moradores da RDS Uatumã discutem criação de cooperativa

content image
Moradores da RDS Uatumã discutem criação de cooperativa

Cooperativismo pode contribuir com a geração de renda dentro da Reserva

Por Rogério Lima

No último sábado (25), o Idesam esteve reunido com os representantes da Associação Agroextrativista de Comunidades da RDS do Uatumã (AACRDSU), a fim de discutir a criação de uma cooperativa agroextrativista na reserva.

A reunião foi realizada na sede da associação, na comunidade de Nossa Senhora do Livramento, e contou com o apoio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), órgão gestor das reservas estaduais. Os associados puderam expor sua opinião sobre tema e decidir alguns detalhes acerca da atuação da futura cooperativa.

Com a criação de uma cooperativa, Idesam e Associação buscam inserir os produtos e serviços desenvolvidos pelos moradores da RDS Uatumã no mercado. “Ambas são instituições representativas, mas uma cooperativa historicamente tem um caráter econômico e um maior envolvimento com atividades de geração de renda e comercialização”, explica Silvio Rocha, pesquisador do Idesam.

“Ela está sendo inicialmente projetada para trabalhar com duas questões: o Turismo de Base Comunitária e a comercialização de produtos agroextrativistas, como castanha, tucumã, polpas de frutas, entre outros”, explica Silvio Rocha, pesquisador do Idesam.

reuniao-cooperativa-uatuma-1

Durante o evento, os pesquisadores apresentaram a primeira versão do estatuto da nova entidade, que foi discutida e socializada entre os membros da diretoria da Associação e os futuros cooperados. Dessa forma, o estatuto pode ser moldado com as características específicas da RDS do Uatumã e não apenas ser reprodução de um modelo externo.

“A cooperativa vai poder gerar renda de fato e os próprios moradores poderão gerir o dinheiro que entra e sai”, afirma Aline Radaelli, também pesquisadora do Idesam.

Para Iracy Cleide, moradora da RDS e atual presidente da associação de moradores, os pontos apresentados foram esclarecedores e positivos. “A cooperativa vai trazer melhorias para todas as famílias. Ela é um privilégio para todos nós”, declara.

“Com certeza vai trazer mais união e recursos para dentro do Uatumã”, afirma a presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin