DOE AGORA

MT recebe curso para proteger florestas e reduzir desmatamento

MT recebe curso para proteger florestas e reduzir desmatamento

Só Notícias (MT)

Começou, hoje, em Cuiabá, e vai até o dia 22 deste mês, o “1o. Curso de Aperfeiçoamento em REDD+”, do Programa de Treinamento da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF). Realizado pelos estados de Mato Grosso, Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Tocantins e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), o curso tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre o tema para atores governamentais, não governamentais e tomadores de decisão, por meio de capacitação, desenvolvimento de políticas, tecnologia e implementação de ações e iniciativas.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda, participou da abertura do evento e disse que Mato Grosso tem papel importante no cenário das mudanças climáticas globais. “Nas últimas décadas se consolidou como o maior produtor brasileiro de soja, gado e outras commodities agrícolas ao mesmo tempo em que vem promovendo forte redução nas taxas de desmatamento saindo de 11.814 km2 em 2004 para 777 km2 em 2012, uma redução de 93% do desmatamento na floresta”.

Para atingir esses resultados positivos o Estado vem protagonizado soluções pioneiras e inovadoras, a fim de melhorar a sua governança florestal como o sistema de Licenciamento Ambiental de Propriedade Rural (SLAPR), o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Seuc) e a recém sancionada Lei no. 9.878, de 07 de dezembro de 2012, que criou o Sistema Estadual de REDD+.

Matéria completa: http://www.sonoticias.com.br/noticias/7/183067/mt-recebe-curso-para-proteger-florestas-e-reduzir-desmatamento

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin