DOE AGORA

Neutralize suas emissões de carbono

content image
Neutralize suas emissões de carbono

Eco Rede Social,

por Izabella Ceccato -?

A Eco Rede Social conversou com Pedro Soares, coordenador do Programa Carbono Neutro Idesam, que desenvolve invent?rios de emiss?es de Gases de Efeito Estufa (GEE) para empresas e clientes na Amaz?nia. A iniciativa ? inovadora e permite que qualquer pessoa, institui??o ou empresa neutralize sua emiss?o de carbono anual. Confira entrevista e veja como voc? pode fazer a sua parte.

O que ? e como nasceu o Idesam??

O Idesam ? Instituto de Conserva??o e Desenvolvimento Sustent?vel do Amazonas ? uma organiza??o n?o governamental sem fins lucrativos, fundada em 2004, com a miss?o de fornecer ferramentas inovadoras para conserva??o florestal, diante da inexist?ncia de pol?ticas e regulamentos no Estado do Amazonas.

Os recursos financeiros do Idesam s?o obtidos por meio de doa??es e contratos de pesquisa e s?o investidos em programas focados na: preven??o e redu??o do desmatamento; mitiga??o das mudan?as clim?ticas; erradica??o da pobreza; promo??o da conserva??o florestal e manejo dos recursos naturais.

A principal linha de atua??o do Idesam ? na coordena??o e execu??o de projetos, pesquisas e estudos cient?ficos voltados ? conserva??o e o desenvolvimento sustent?vel para a Regi?o Amaz?nica.

No tema Mudan?as Clim?ticas, o Idesam foi o idealizador do?primeiro projeto REDD+?(Redu??o de Emiss?es do Desmatamento e Degrada??o Florestal, Conserva??o, Manejo Florestal Sustent?vel, Manuten??o e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal). Em 2010, come?amos a desenvolver o Programa Carbono Neutro.

Explica pra gente o que ? o Programa Carbono Neutro

O Carbono Neutro ? um programa de compensa??o de emiss?es de gases de efeito estufa (GEEs) por meio da implanta??o de Sistemas Agroflorestais em ?reas degradadas na Reserva de Desenvolvimento Sustent?vel do Uatum? (RDS do Uatum?), localizada na regi?o nordeste do Estado do Amazonas.

O principal objetivo do programa ? perenizar a produ??o agr?cola e florestal local atrav?s de um modelo de desenvolvimento social de baixo carbono, de forma a gerar ?cr?ditos? de carbono para compensar a emiss?o dos parceiros interessados (podendo ser eventos, empresas, sites, blogs, pessoas f?sicas).

Com esse objetivo, o programa trabalha com a implanta??o de reflorestamento em unidades de conserva??o, por meio das Agroflorestas, plantando ?rvores frut?feras, esp?cies florestais e mesclando com agricultura org?nica para o abastecimento das comunidades locais, gerando renda e seguran?a alimentar para os produtores envolvidos.

Como e onde acontecem os plantios? Qual o engajamento com os produtores?

A neutraliza??o do carbono acontece na Unidade de conserva??o estadual (Reserva De Desenvolvimento Sustent?vel) do Uatum?. A reserva ? ?perto? de Manaus: s?o 330km de estrada at? o munic?pio de Itapiranga (cerca de 4 horas) mais um trecho de barco, que pode variar, dependendo do tipo de embarca??o, de 2 a 7 horas.

A demanda por uma nova forma de usar a floresta veio da pr?pria comunidade, que tinha como principal gera??o de renda a produ??o da mandioca. ? a base da alimenta??o dessas comunidades, mas ? uma cultura que esgota o solo em apenas 2 anos. Isso os obrigava a procurar outros espa?os para plantar. Com o projeto, realizamos treinamento com as comunidades locais envolvendo uma equipe multidisciplinar no momento do plantio. O intercambio ? muito rico e gera aprendizado m?tuo, j? que a comunidade ? composta de agricultores e a equipe do Idesam entra com um o olhar mais t?cnico e cient?fico. O objetivo ? ampliar a vis?o da comunidade para sair da monocultura e gerar renda.

Confira a entrevista completa em: http://ecoredesocial.com.br/blog/2013/07/neutralize-suas-emissoes-de-carbono/

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin