DOE AGORA

Projeto de redução de gases de efeito estufa em reserva do AM está disponível para consulta

Projeto de redução de gases de efeito estufa em reserva do AM está disponível para consulta

Portal A Crítica – O projeto de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, no Amazonas, foi disponibilizado na última terça-feira (11) para leitura, análise e consulta na internet.

O acesso pode ser feito pelo site do Observatório de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD), no endereço http://www.observatoriodoredd.org.br.

A área total do projeto é de 5, 6 mil hectares e está localizada na região do município de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus), na região do rio Madeira.

O documento traz informações em anexos (PDF) sobre o mapa, o plano de gestão, as tabelas de cálculos do PDD a reserva e as informações sobre o projeto da REDD da RDS Juma.

Desmatamento

Segundo o resumo do projeto, a área do projeto, especialmente da pavimentação das BR-319 e AM-174 está sob alto risco de desmatamento. Os dados são baseados no modelo de SimAmazônia I, um softaware que simula cenários futuros para a região.

O projeto explica que, com mais de 589 mil hectares, a reserva do Juma perderia mais de 329 mil hectares (56%) liberando mais de 189 milhões de tCO2e à atmosfera.

O objetivo do projeto de REDD é coibir o desmatamento e a degradação florestal assim como suas respectivas emissões em uma área sujeita a grande pressão de uso da terra no Estado do Amazonas.

No texto, os proponentes do projeto afirmam assegurar aos investidores e doadores o comprometimento e execução deste projeto em conformidade com todas as obrigações legais e estruturas governamentais regulatórias da legislação brasileira.

O projeto foi concebido com o princípio de garantir o envolvimento e o comprometimento dos atores locais através de um processo transparente que conta com oficinas participativas e consultas públicas.

A instituição responsável pelo projeto é a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável (SDS) com apoio técnico do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM).

Observatório

Em seu site, o O OR tem como finalidade a coleta e análise de dados dos programas e projetos de REDD, disseminação de informações, formação das comunidades locais e povos indígenas e a organização de ações políticas necessárias para dar transparência, estimular e promover o controle social.

O objetivo é transmitir as informações das ações de REDD no Brasil, bem como possibilitar o diálogo entre os proponentes dos projetos e as comunidades e atores beneficiários, promover a participação, interação e a construção coletiva.

Além de subsidiar as discussões acerca do REDD, o Portal OR vem também para fortalecer a governança florestal, a transparência, a participação da sociedade civil e movimentos sociais e a garantia de direitos e respeito aos atores envolvidos e interessados no mecanismo de REDD.

Fonte: http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Projeto-reserva-AM-disponivel-consulta_0_571743184.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin