DOE AGORA

Projeto Empoderamento encerra circuito de oficinas com lançamento de cartilhas

content image
Projeto Empoderamento encerra circuito de oficinas com lançamento de cartilhas

Entre os dias 21 e 25 de novembro, 24 representantes de organizações do interior do Estado participaram de mais uma edição das oficinas de formação de lideranças do Projeto Empoderamento de Organizações Sociais, do Programa de Manejo de Recursos Naturais do IDESAM. A oficina marcou a conclusão de uma série iniciada em 2010 e abordou os temas Agroecologia; Manejo Florestal de Impacto Reduzido; e Comercialização de Produtos Agroextrativistas.

Segundo o coordenador do Programa de Manejo de Recursos Naturais do Idesam, Octavio Nogueira, as atividades compuseram um circuito agroecológico, com visitas ao IPA – Instituto de Permacultura do Amazonas, as estações experimentais da Embrapa e Ceplac – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, e ao Ifam Zona Leste, onde foi realizada maior parte das atividades. “Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer tanto áreas de sistemas agroflorestais (SAFs) mais antigas e bem estabelecidas, como na Embrapa, quanto áreas mais novas, que utilizam novas tecnologias, como as áreas da Ceplac; foi bem interessante”, explica. Compostagem, biofertilizantes, permacultura, e zoneamento de propriedades foram alguns dos temas tratados.

Durante a oficina, as lideranças receberam uma coleção de cartilhas, abordando cada um dos temas já discutidos nas oficinas. Eles puderam levar, para cada uma das comunidades, cerca de 30 exemplares de cada um dos nove temas das diferentes cartilhas, a fim de distribuir e difundir o conhecimento com os demais comunitários e membros das associações.

Os temas das cartilhas (e oficinas) são: 1. Políticas Públicas, Gênero, Cidadania e Educação Ambiental ; 2. Associativismo e Cooperativismo; 3. Criação de Organização Social e Princípios de Lideranças; 4. Administração e Gestão Institucional; 5. Contabilidade Institucional; 6. Elaboração de Projetos e Acesso a Editais; 7. Legislação Florestal e Fundiária; 8. Agroecologia; 9. Manejo Florestal e; 10. Comercialização de Produtos Florestais.

Octavio destaca que as cartilhas são o resultado do trabalho de capacitação que o Idesam realizou ao longo desses dois anos. “Durante as oficinas nós usamos apostilas. Nós então pegamos esse material, incluímos conteúdos apresentados e discutidos nas oficinas e adaptamos a uma linguagem mais acessível e cotidiana ao produtor rural”, afirma.

Em breve, todo o conteúdo das cartilhas estará disponível para download na seção “Publicações” do site do Idesam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin