Plano de Gestão: RDS do Uatumã

Elaborado entre 2006 e 2008, o Plano de Gestão (PG) da RDS do Uatumã foi coordenado pelo Idesam. O Plano de Gestão é o “documento técnico e gerencial, fundamentado nos objetivos da Unidade de Conservação, que estabelece o seu zoneamento, as normas que devem regular o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação da estrutura física necessária à gestão da Unidade” (SEUC, 2007). Cientistas e pesquisadores estiveram envolvidos nas pesquisas e diagnósticos, além da participação intensa da população residente na Reserva do Uatumã e dos atores locais.

O projeto contou com o apoio financeiro do WWF-Brasil. A RDS do Uatumã localiza-se a 330km a nordeste de Manaus, nos municípios de São Sebastião Uatumã e Itapiranga. O Rio Uatumã é o rio represado para formar o lago de Balbina, barragem da hidrelétrica de Balbina que localiza-se a aproximadamente 70 km subindo o rio Uatumã.

 

Seguindo o Roteiro Metodológico de Elaboração de Planos de Gestão do Governo do Amazonas, o PG da RDS do Uatumã conta com dois volumes. O primeiro volume apresenta a caracterização política, geológica, altimétrica, vegetacional e social da região da UC. Com as caracterizações descritas, o volume I encerra-se com uma análise compilatória da significância e importância da UC para a Amazônia e para a região que a mesma está inserida.

Com os diagnósticos realizados e analisados, o volume dois do Plano de Gestão da RDS do Uatumã apresenta o Zoneamento e regras de Uso, assim como os programas de estruturação e consolidação da UC, distinguido em seis programas de Gestão: Conhecimento, Uso Público, Manejo do Meio Ambiente, Apoio às Comunidades, Operacionalização e Monitoramento e Avaliação.

Em breve.

Notícias Relacionadas

Mapa de Atuação

Deixe um comentário