RDS do Uatumã aberta para a temporada de pesca esportiva

Foto Oficina Pesca Esportiva 2014 Base CEUC

No período de 15 de agosto a 15 de janeiro de 2015, a RDS do Uatumã estará aberta para a temporada de pesca esportiva na Reserva. Após oficina ocorrida nos três pólos da Reserva, com a presença da Associação Agroextrativista das Comunidades da RDS do Uatumã e comunitários, houve a definição das regras da pesca esportiva 2014 e do respectivo zoneamento dos lagos e locais proibidos para a atividade.

De acordo com Jéssica Cancelli, coordenadora do Programa de Unidades de Conservação do Idesam, trata-se de uma grande conquista. “O desenvolvimento desta atividade é um grande passo para os comunitários”, afirma ela. “A pesca esportiva, de forma legalizada, inibe a ação de barcos ilegais que prejudicam a fauna pesqueira da região”.

Os comunitários, juntamente com a AACRDSU, estão se organizando para receber os turistas durante esta época do ano. Todas as embarcações devem ser identificadas pelos postos de vigilância, localizados nas duas entradas da UC (via Presidente Figueiredo e via Itapiranga). O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM, já está realizando as autorizações para a atividade na região.

Conhecendo a RDS do Uatumã

Trata-se de uma Unidade de Conservação Estadual de Uso Sustentável, criada pelo Decreto N 24.295/2004, e a primeira UC estadual do país a ter um Plano de Uso Público aprovado e consolidado. Entre as atividades previstas está o turismo de pesca esportiva dos gigantes da Amazônia, como o tucunaré (Cichla sp).

A RDS do Uatumã é gerida pelo Centro Estadual de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (CEUC/SDS). O Idesam possui um Termo de Cooperação para dar suporte na implementação dos Programas de Gestão da RDS do Uatumã vinculados à organização sócio-produtiva e geração de renda comunitária. Todas as ações do Instituto na RDS acontecem em consonância com a agenda do órgão gestor e da Associação Agroextrativista das Comunidades da RDS do Uatumã (AACRDSU)

PESCA ESPORTIVA 2014 Pontos_Proibidos_band
Mapa da RDS do Uatumã. Em vermelho, os locais delimitados como impróprios para pesca.

A AACRDSU já havia recebido a Concessão de Direito Real de Uso – CDRU coletiva, um documento que concede o direito de acesso a terra e aos recursos naturais nas áreas de uso comum da Unidade, conforme o zoneamento e as normas do Plano de Gestão.

Diante deste cenário, não poderia haver concessão da atividade turística na RDS do Uatumã que não fosse para a própria AACRDSU, e assim, desde junho de 2014, através da Autorização SDS nº 001/2014, a Associação recebeu o direito de realizar a prestação de serviços de Uso Público na RDS do Uatumã.

“Os desafios são enormes, mas a partir de agora, a Associação tem autonomia para desenvolver o Turismo na Reserva, e de forma imediata, a organização da pesca esportiva para 2014”, afirma Cancelli.

Além da pesca esportiva, a RDS apresenta diversas atividades turísticas, com turismo de base comunitária, turismo científico e pousadas comunitárias prontas para receber a visita dos turistas e proporcionar momentos inesquecíveis na região.

Para maiores informações sobre o turismo na região:

Aline Radaelli: aline.radaelli@idesam.org.br e telefone: 3308-7360 Iracy Cleide, presidente da AACRDSU: uatuma.rds@gmail.com e telefone: 9457-9407

>> Confira aqui as regras para a pesca esportiva na RDS do Uatumã

Regras - Turismo TBC

Posts relacionados

Deixe um comentário