RDS do Uatumã recebe alunos do mestrado em Gestão de Áreas Públicas do INPA

Entre os dias 17 a 24 de novembro, a RDS do Uatumã, Unidade de Conservação localizada nos municípios de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã, recebeu a visita dos alunos do curso de Mestrado Profissionalizante em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia (MPGAP/Inpa) para a realização de mais um módulo de campo.

A excursão contou com o apoio dos técnicos do Idesam André Vianna, Silvio Rocha e Luan Samarone e do atual gestor da Unidade de Conservação, Cristiano Gonçalves. Os visitantes puderam conhecer a realidade de uma Unidade de Conservação Estadual de Uso Sustentável e saber mais sobrea implantação e execução de projetos voltados para a gestão da reserva.

Foram apresentados e discutidos os projetos executados, tanto pelo Idesam como também pelo Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), sendo os seguintes: Manejo Florestal Comunitário – madeireiro e não-madeireiro–, Sistemas Agroflorestais, Turismo de Base Comunitária (TBC) com visitação a pontos turísticos da RDS, como a Serra do Jacamim e Lago do Jarauaca, além do projeto Jovens Empreendedores Florestais.

Durante a visita, também foi possível conhecer projetos executados por outras instituições parceiras, como a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), responsável pelo Núcleo de Conservação e Sustentabilidade, e Eletrobrás Amazonas Energia, que desenvolve a iniciativa “Quelônios do Uatumã”. Por último foi realizado um exercício, juntamente com o chefe da UC, de avaliação da gestão e implementação dos programas previstos no Plano de Gestão da RDS.

Posts relacionados

Deixe um comentário