DOE AGORA

Representantes da sociedade civil debatem manejo florestal com Izabella Teixeira

content image
Representantes da sociedade civil debatem manejo florestal com Izabella Teixeira

Por Letícia Verdi, do MMA
Edição de Marco Moreira (MMA)

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, recebeu, na tarde desta terça-feira (24/02), em Brasília, representantes da sociedade civil para debater questões ambientais relativas à restauração e conservação da Mata Atlântica e ao manejo florestal comunitário na Amazônia. As organizações não governamentais (ONGs) apresentaram à ministra a Carta de Iperó e a Carta de Brasília e receberam garantias sobre o acompanhamento das demandas no ministério.

A Carta de Iperó foi entregue pela Rede de ONGs da Mata Atlântica, coletivo formado por 285 organizações da sociedade civil que atuam a favor do bioma. O documento apresenta uma série de metas que enfocam a importância dos serviços ecossistêmicos prestados pela floresta para a economia e a sociedade.

Os três principais pontos levantados pela Carta de Iperó são: selecionar regiões prioritárias para conservação dos remanescentes de vegetação e para estabelecimento de novas Unidades de Conservação; efetuar ações intensivas para restauração da Mata Atlântica, até atingir uma área de 30% de sua extensão geográfica original e fortalecer programas de desenvolvimento sustentável em escala regional e local.

CARTA DE BRASÍLIA

Já um grupo de ONGs da Amazônia, liderado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), apresentou a Carta de Brasília, solicitando ao governo que retome o Programa Federal de Manejo Florestal Comunitário e Familiar, instituído pelo Decerto 6874/2009. Entre as demandas está o lançamento de editais do Fundo Amazônia específicos para Manejo Florestal Comunitário e de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para capacitação, fortalecimento institucional e comercialização dos produtos. Os beneficiários do programa são agricultores familiares, assentados da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais.

Participaram do primeiro encontro representantes da Rede de Organizações Não Governamentais da Mata Atlântica, Grupo Ambientalista da Bahia, WWF, Instituto Socioambiental e Instituto Floresta Viva. Já o segundo, contou com a participação do Centro de Trabalhadores da Amazônia, Instituto de Pesquisa da Amazônia, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Conselho Nacional das Populações Extrativistas, Grupo de Trabalho da Amazônia, Instituto Internacional de Educação do Brasil.

Texto original: http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=745

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin