DOE AGORA

Reunião do Conselho Deliberativo da RDS do Uatumã

content image
Reunião do Conselho Deliberativo da RDS do Uatumã

O Conselho Deliberativo da RDS do Uatumã se reuniu extraordinariamente nos dias 26 e 27 de agosto na Base de Apoio CEUC/SDS, localizada na própria Unidade de Conservação. O Conselho Deliberativo é o órgão máximo de decisão em uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável e a reunião foi motivada principalmente para a aprovação do Plano de Uso Público (PUP) da RDS do Uatumã.

O Uso Público em Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas está previsto no Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), que determina que a atividade deve estar embasada por um Plano de Uso Público, pois trata-se de um documento oficial que tem como finalidade o ordenamento e a orientação das diferentes formas de uso público dentro da RDS, bem como promover o conhecimento acerca da importância dela.

Os objetivos do PUP para a RDS do Uatumã estão divididos em três categorias: o primeiro é preparar a RDS do Uatumã para uso pelo público de forma sustentável, a fim de conservar seus recursos naturais e histórico-culturais, sensibilizar os visitantes a respeito da natureza e garantir o retorno dos benefícios para as populações locais; o segundo é favorecer o envolvimento das comunidades locais nas atividades relacionadas com o uso público, propiciando alternativas econômicas mais viáveis ecologicamente; e o terceiro é proporcionar o conhecimento da Reserva e seus objetivos de conservação, bem como seus valores naturais e histórico-culturais e os conseqüentes benefícios com os quais presenteia a sociedade.

Este PUP foi desenvolvido ao longo de 2 anos de atividades e foi validado junto às comunidades da RDS no dia 10 de agosto em uma reunião na Comunidade Maracarana, quando tiveram presentes representantes de 15 comunidades da Reserva. Agora com a aprovação final junto ao Conselho Deliberativo, ele passa a ser o documento oficial que norteia o turismo na RDS do Uatumã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin