DOE AGORA

Seminário debate gestão socioambiental em Porto Velho

content image
Seminário debate gestão socioambiental em Porto Velho

Nos dias 22 e 23 de agosto, o Idesam participou do Seminário de Gestão Socioambiental Municipal: Troca de Experiências realizado pela Equipe de Conservação da Amazônia (ECAM) em Porto Velho, Rondônia. O evento contou com representantes do governo estadual de Rondônia (SEDAM) e Pará (Secretaria de Municípios Verdes) e governos municipais de Rondônia, Pará, Mato Grosso, Amazonas, além da sociedade civil.

Foto: Rosinaldo Machado/SEDAM

O objetivo do evento foi promover a troca de experiências e apresentação dos avanços recentes na gestão territorial e socioambiental municipal na Amazônia, como forma de estimular e fortalecer a Gestão Socioambiental Municipal no Estado de Rondônia.

O Idesam teve a oportunidade de apresentar os primeiros resultados do estudo para desenvolvimento de um Sistema Estadual de REDD+ em Rondônia, que deve ser um importante instrumento para promoção do desenvolvimento regional (estadual e municipal) no Estado. No último dia do evento, os participantes assinaram a Carta de Porto Velho se comprometendo a:

1. Reduzir o desmatamento ilegal a níveis próximos de zero, com o desenvolvimento de programas e projetos de desenvolvimento sustentável, que contribuam de forma efetiva para a conservação do meio ambiente, equilíbrio do clima visando a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios de Rondônia;

2. Fortalecer a Gestão Ambiental via criação de Conselhos Municipais de Meio Ambiente; Fundos Municipais de Meio Ambiente; Ordenamento Institucional Específico para o Meio Ambiente, entre outros mecanismos financeiros;

3. Fomentar as cadeias produtivas sustentáveis com a criação de Planos de Metas Intersetoriais para Meio Ambiente;

4. Articular a criação da Rede de Cooperação Amazônica, para o fortalecimento da gestão social, econômico e ambiental municipal.

Evento CO2 Neutro – Através de uma parceria com o Programa Carbono Neutro (Idesam.org.br/carbononeutro), o seminário compensou as emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com o inventário realizado pelos pesquisadores do programa, a realização do evento gerou 12,92 toneladas de CO2, que serão compensadas com o plantio de 36 árvores nativas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã.

Links externos:

>> Seminário pretende promover integração de experiências contra o desmatamento

>> Sedam participa do Seminário Socioambiental Municipal

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin