DOE AGORA

Tecnologia a serviço da Sustentabilidade

Tecnologia a serviço da Sustentabilidade

Em agosto, a Rede de Sementes de Apuí deu mais um passo rumo à sua consolidação. Enquanto alguns integrantes da equipe articulavam, em Manaus, questões técnicas e legislativas relacionadas a produção e comercialização de sementes e mudas, outros integrantes estavam em campo fazendo o cadastro de novas áreas de coleta e matrizes sementeiras.

Além do cadastramento e caracterização da árvore matriz e de seu ambiente, a equipe também realizou a coleta de frutos, sementes e exsicatas para uma posterior identificação botânica. Para registrar tais informações, testamos um método inovador de coleta, inédita em uma rede de sementes, que busca substituir formulários de papel, caneta, prancheta, GPS e câmera fotográfica nas operações de campo por um único aparelho.

 

Ainda em fase experimental e de implementação, o novo sistema tem sido desenvolvido para dinamizar a coleta de dados em campo, como acontece com o pré-processamento e o armazenamento em banco de dados. Esses procedimentos são gerenciados pela plataforma Open Data Kit (ODK), um conjunto de ferramentas abertas e públicas para coletar dados.

Com o uso de celular com Android, o ODK Collect permite o registro de metadados em formato de texto e alfanumérico, fotografias e coordenadas geográficas das matrizes e áreas sementeiras. Dentre outras funções, o sistema pode ser aplicado para monitorar árvores durante os períodos de floração e frutificação e na execução de protocolos de contagem e pesagem de sementes. A maior vantagem é a rapidez e agilidade na transferência de dados ao armazená-los automaticamente em um servidor na internet. Além disso, o ODK possui uma interface amigável e de fácil interação, o que permite o manuseio pelos coletores de sementes durante as atividades de campo.

  

O Idesam está investindo na prática e aperfeiçoamento dessa tecnologia para o monitoramento florestal comunitário. Além de Apuí, esse método está sendo utilizando junto à população indígena Suruí, em Rondônia, e em vários inventários florestais no Estado do Amazonas. Sendo um dos pioneiros a testar a tecnologia para esta finalidade, o Idesam compõe um Grupo de Trabalho de Monitoramento Florestal Comunitário composto por diversas instituições ao redor do mundo, que se reunem constantemente para discutir e compartilhar experiências para que esse tipo de tecnologia se estabeleça e torne a coleta de dados e o processamento um pouco mais suave e eficiente.

Gabriel Cardoso Carrero
Coordenador do Projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí

Diego Brandão
Pesquisador do Projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí

Renan Kamimura
Pesquisador do Laboratório de Geomática do Idesam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin