Temporada de pesca esportiva está aberta na RDS do Uatumã

Por Larissa Mahall

Através de oficinas ocorridas em várias comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, a associação de moradores da comunidade, em parceria com o Idesam, divulgaram as regras da pesca esportiva na reserva para este ano. A temporada do esporte estará aberta até 15 de dezembro e deve atrair turistas locais e de outros países.

Todas as embarcações devem ser identificadas pelos postos de vigilância, localizados nas duas entradas da UC (via Balbina e via Itapiranga). O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) já está realizando as autorizações para a atividade na região.

>> Regras para a pesca esportiva na RDS do Uatumã (atualização 2015)

“O ordenamento do esporte tem avançado, com participação dos moradores e demais atores envolvidos. A Associação Mãe, gestora do turismo da reserva tem dialogado com os setores interessados na pesca e com os moradores, assim a atividade é planejada em conjunto”, aponta o diretor executivo do Idesam, Carlos Gabriel Koury.

A discussão anual das regras para a pesca esportiva na RDS do Uatumã é resultado do Plano de Gestão e Uso Público da unidade, elaborado em 2010 pelo Idesam, que considerou o dinamismo da comunidade frente à pesca esportiva.

“O documento previu no zoneamento aquático da unidade a necessidade de discutir anualmente as regras, envolvendo os atores na construção conjunta do planejamento da prática pesqueira no local”, reforça Koury.

O acompanhamento e monitoramento são de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Associação Mãe, Agentes Ambientais Voluntários (AAVs) e Idesam, com fiscalização do Ipaam.

>> Conheça a RDS do Uatumã

Como chegar

O acesso à Reserva é realizado parte por estradas, parte por lanchas/barcos. Para saída de Manaus, as duas opções são:

Via Vila de Balbina – Presidente Figueiredo: acessando a BR-174 (Manaus–Boa Vista) até a AM-240 (ramal da Morena) chegando na Vila de Balbina.

Via Itapiranga – acessando a AM-010 (Manaus-Itacoatiara) até o KM-224, onde se localiza a confluência com a AM-363 (Estrada da Várzea), percorrendo os 111 km da mesma até o município de Itapiranga.

Para maiores informações sobre o turismo na região:

Associação das Comunidades da RDS do Uatumã:
(92) 994-579-407 – Iracy Cleide – presidente
(92) 991-917-895 – José Monteiro, o “Papa”

Gerente da RDS do Uatumã (Sema Amazonas):
(92) 9129-2241 – Cristiano Gonçalves
E-mail: uatuma.rds@gmail.com

Posts relacionados

Deixe um comentário