DOE AGORA

Trabalho desenvolvido em Apuí é apresentado na Costa Rica

content image
Trabalho desenvolvido em Apuí é apresentado na Costa Rica

Dois artigos científicos sobre a região sul do Amazonas, realizados pela equipe de pesquisadores do Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas) serão apresentados, durante esta semana, no Terceiro Congresso Latinoamericano da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFROLAT). O evento acontece entre os dias 12 e 15 de junho, em San Jose, na Costa Rica.

O primeiro artigo – “Combate ao desmatamento e Governança na Amazônia : potencial e cuidados para atividades de REDD no Sul do Amazonas” – trata da questão do desmatamento no sul do Estado sob uma perspectiva histórica e política. Em foco estão os municípios de Lábrea, Boca do Acre, Apuí e Manicoré, que sofrem restrições governamentais em razão do alto índice de desmatamento.

Esses municípios tem grande potencial para projetos de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal. Contudo, para implantar um mecanismo e assegurar seu benefício climático real é necessário lidar com vários aspectos metodológicos e de aumento de governança.

“Além de fornecer opções de geração de renda sustentável para os produtores rurais, o maior desafio para reduzir o desmatamento é lidar com os migrantes do Acre e Rondônia, que trazem seus investimentos para ocuparem terras e desmatar”, explica Gabriel Carrero, coordenador do Programa Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais do Idesam e autor principal dos artigos.

No segundo estudo: “Integrando alternativas produtivas sustentáveis e governança territorial e ambiental na Amazônia brasileira: a experiência de Apuí na rodovia Transamazônica”, os autores apresentam o trabalho desenvolvido pelo IDESAM em Apuí, sul do Amazonas, desde 2007, quando começaram os trabalhos de diagnóstico dos gargalos produtivos e técnicos, alianças com instituições locais e começou a desenhar suas ações.

O trabalho de implementação de ações estruturantes do Instituto na região começou em 2011, através do fomento de iniciativas, capacitação e construção de estratégias que forneçam alternativas produtivas para uma economia de baixo carbono.

O Idesam também participará da Força Tarefa IUFROLAT de Governança Florestal Internacional, no dia 11 de junho. O evento, iniciativa de Universidade de Yale e a rede IUFRO, quer colocar especialistas e pesquisadores para avaliar estudos que capturam a visão e os desafios mais atuais sobre governança florestal global. Gabriel irá comentar e avaliar o trabalho sobre salvaguardas de REDD+ e perspectivas locais no Peru.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin