DOE AGORA

Ações do Idesam são destaque no Jornal Nacional

content image
Ações do Idesam são destaque no Jornal Nacional

Por Comunicação Idesam

 

Na edição do último dia 15 de fevereiro, o Jornal Nacional trouxe uma reportagem sobre iniciativas de geração de renda para comunidades do interior do Amazonas. Entre elas, o projeto Cidades Florestais, executado pelo Idesam em sete municípios do interior do estado, com apoio do Fundo Amazônia.

A edição foi apresentada pela jornalista Luana Borba, apresentadora do Jornal do Amazonas, da Rede Amazônica – afiliada local da Rede Globo. Desde 2019, durante a comemoração do aniversário da emissora, a jornalista tem participado do rodízio de apresentadores na bancada do principal telejornal do país.

A convite do Idesam, o repórter Luciano Abreu acompanhou a entrega de uma miniusina de óleos para a associação agroextrativista da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, localizada entre os municípios de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã. A usina tem uma capacidade produtiva mensal de 3 toneladas  de óleos fixos, além de 90 litros de óleos essenciais. Caso atinja sua capacidade total de produção, a miniusina pode gerar uma receita média de R$ 850 mil aos comunitários da RDS.

Foram investidos cerca de R$ 400 mil na construção e equipamentação da miniusina.

>> Miniusina de óleos vegetais: mais geração de renda aos comunitários da RDS do Uatumã

Para a reportagem, o diretor técnico do Idesam, Carlos Gabriel Koury, falou sobre a importância da participação dos comunitários em todas as etapas do projeto Cidades Florestais, que chegou ao segundo ano de desenvolvimento e beneficia mais de 14 associações produtivas do estado.

“Quanto mais empoderados eles [os moradores de comunidades tradicionais] estiverem, melhor a gente vai ter condições de fazer um planejamento sobre a Amazônia, na Amazônia”, destacou Koury.

Assista a reportagem do Jornal Nacional neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin