DOE AGORA

Amazônia em casa, Floresta em pé: negócios de impacto ganham destaque no Mercado Livre

content image
Amazônia em casa, Floresta em pé: negócios de impacto ganham destaque no Mercado Livre

Por Mônica Ribeiro
Foto: Divulgação

A campanha é um convite para conhecer produtos que ajudam a manter a floresta em pé

No mês em que se comemora o dia da Amazônia, o Programa de Aceleração e Investimento de Impacto da Plataforma Parceiros pela Amazônia, o Mercado Livre, Idesam e Climate Ventures lançam a campanha Amazônia em casa, Floresta em pé.

A campanha é um convite para conhecer produtos que ajudam a manter a floresta em pé, porque são obtidos a partir do uso sustentável dos recursos naturais, gerando trabalho e renda para suas comunidades e valorizando seus saberes. Há empreendedores e empreendedoras que tocam seus negócios e produzem impacto social e ambiental positivo para a Amazônia. E qualquer pessoa pode apoiar esses negócios que cuidam da floresta ao consumir seus produtos.

Participam da iniciativa com lojas na plataforma Mercado Livre 8 negócios do portfólio do Programa de Aceleração – CacauwayChocolates De Mendes, Da TribuManioca, Na’kau, SeringôTaberna da Amazônia e Tucum – além de outras marcas amazônicas: Café Apuí AgroflorestalD´Amazônia OrigensFarofa da Amazônia, Floresta em PéSimbioze Amazônica e Terramazonia.

A campanha conta com apoio institucional da USAID, Fundo Vale, ICS, Clua e Instituto Humanize. Integram-se também à iniciativa AmazôniaHub, Instituto AUÁ e Biobá Plataforma SocioBio, parceiros fundamentais também na operacionalização de toda a campanha.

Ao longo de setembro, as marcas estarão em destaque na plataforma do Mercado Livre e também serão impulsionadas por parcerias com influenciadores digitais.

A programação de lives e webinários que serão realizados ao longo do mês será divulgada no instagram da Plataforma Parceiros pela Amazônia e do Idesam.

 “A Amazônia oferece produtos incríveis, que são desconhecidos pela maioria dos brasileiros. O grande desafio é construir uma nova economia regional por meio de empreendedores e negócios sustentáveis, que geram renda e qualidade de vida para comunidades locais que ajudam a conservar a floresta. Nosso maior objetivo com a campanha é oferecer a possibilidade de conectar um pouco mais os brasileiros com a floresta amazônica”, afirma Mariano Cenamo, coordenador do Programa de Aceleração e Investimento de Impacto da PPA e diretor de novos negócios do Idesam.

Ampliação de visibilidade e otimização de logística

A campanha busca ampliar a visibilidade e apoiar o crescimento de marcas do portfólio do Programa de Aceleração e Investimento de Impacto da Plataforma Parceiros pela Amazônia e também de empreendedores do projeto piloto do Bloco de Acesso a Mercado, fruto do Lab Amazônia, uma iniciativa da Climate Ventures e do Idesam que tem o objetivo de encontrar soluções de logística e comercialização para negócios sustentáveis amazônicos.

O Mercado Livre, maior plataforma de e-commerce e tecnologia financeira da América Latina, uniu-se a esse movimento, agregando seu potencial de expansão de vendas online e proporcionando aos brasileiros o acesso facilitado a esses produtos (no Brasil, 1 em cada 3 smartphones tem o aplicativo do Mercado Livre instalado).

 “Estamos muito felizes com essa parceria, pois reforça a nossa estratégia de dar aos consumidores a oportunidade de fazer escolhas que gerem impactos socioambientais positivos e, ao mesmo tempo, contribui para o fortalecimento de empreendedores que contribuem para a geração de renda local e para o desenvolvimento de uma economia cada vez mais sustentável na Amazônia ”, afirma Laura Motta, Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre.

A campanha pretende tornar-se um movimento permanente, ao qual outras marcas e parceiros que tenham o compromisso com produção sustentável, conservação da floresta e geração de trabalho e renda para suas populações poderão se agregar. Como o caso da rede Origens Brasil®, idealizada pelo ISA – Instituto Socioambiental e o Imaflora, que promove negócios sustentáveis na Amazônia garantindo que a procedência dos produtos venha de áreas prioritárias de conservação.

“Quando vemos estes produtos incríveis disponíveis não imaginamos tudo que é necessário para que eles cheguem até o mercado.  A cadeia produtiva da sociobiodiversidade é longa e complexa, envolve desde a extração sustentável das matérias primas da floresta, o beneficiamento, dos produtos, a logística, a armazenagem, a distribuição e as vendas. Esta campanha é uma Ação Coletiva coordenada entre os atores que fazem isto acontecer, é um belo desafio que estamos assumindo com todos estes parceiros e um convite aos consumidores, que têm um papel fundamental neste arranjo”, diz Floriana Breyer, da Climate Ventures, Coordenadora do Lab Amazônia

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin