DOE AGORA

Apuí: Resgate Histórico e Semana de Pecuária

Apuí: Resgate Histórico e Semana de Pecuária

Entre os dias 19 e 21 de março, o Idesam realiza a 1ª Semana de Pecuária e Sustentabilidade de Apuí, que marca um ano de atividades do Projeto Semeando Sustentabilidade.

Além do evento, nossa viagem ao município também tinha como objetivo realizar uma série de entrevistas com moradores e instituições a fim de elaborar uma cartilha voltada para a Educação Ambiental. Para isso, contamos com a consultoria da pedagoga Rejane Moreira, especialista em gestão ambiental pela UFMG, que foi incubida dessa coleta de informações.

Juntamente com o pesquisador Diego Brandão, Rejane chegou ao município dois dias antes de mim; algumas entrevistas foram realizadas, outras já programadas para os dias seguintes. Quando cheguei a Apuí, no dia 16/03, uma dessas entrevistas já estava marcada para as 10 horas. Enquanto esperávamos o horário da reunião, visitamos alguns pontos estratégicos da cidade para divulgar a Semana de Pecuária e afixar alguns cartazes.
Chegamos à Semma – nossa entrevistada seria a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Maciel – e uma das primeiras coisas que me chamou atenção foram as poltronas feitas de garrafas PET, o que seria explicado no decorrer da reunião.
Durante nossa conversa, abordamos as várias iniciativas que a Secretaria vem tomando desde 2009 na área de educação ambiental. A Secretária citou as campanhas “Minha Água, Minha Vida”, “Diga não à queima de lixo doméstico”, “O Bairro que queremos ter”, o programa de rádio “Apuí, Cidade Amiga do Meio Ambiente”, entre outras. Com a conversa, foi possível perceber que a Semma se mostra bastante interessada em tratar a educação ambiental no município, mas as ações correm o sério risco de serem interrompidas pela falta de funcionários na pasta, que conta com apenas três servidores.
Com as informações que precisávamos em mãos, encerramos a reunião já na hora do almoço, que seria no famoso Restaurante da Mama, de onde ouvi falar quando ainda estava em Manaus.
Durante a tarde, foi o momento de conversar com os moradores, mais especificamente os primeiros moradores de Apuí, que chegaram em 1983, quando o município era apenas um grande assentamento. Quem nos guiou e nos ajudou nas entrevistas foi a professora Elizabete Morais, ela mesma uma das primeiras que chegou por aqui.
Por intermédio dela, pudemos conhecer as histórias de vida da Dona Nilda e o casal Seu Paulino e Dona Sibila, que vieram do sul do Brasil em busca de condições melhores de vida e encontraram uma situação totalmente inesperada quando chegaram. Apesar das muitas dificuldades, todos eles adotaram o Amazonas como seu novo lar e compartilham da mesma opinião ao dizer que não deixariam sua vida aqui, construída com muito trabalho e sofrimento.
Seria impossível tratar de maneira mais aprofundada sobre os depoimentos aqui no blog, portanto iremos nos ater às atividades práticas, mas todas essas histórias de vida, inclusive os que ainda serão colhidos no decorrer da semana, serão compilados em uma publicação que fará um resgate histórico do município.

Durante a noite, o trabalho continuou. Nossa equipe visitou os cursos técnicos em Manejo Florestal e em Agronegócio, desenvolvidos pelo Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas), para apresentar as atividades do Semeando Sustentabilidade em Apuí. Os alunos de ambos os cursos se surpreenderam com as atividades do projeto e o Idesam finalizou as apresentações deixando as portas abertas pra receber a cooperação dos futuros técnicos ambientais do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin