DOE AGORA

Carbono Neutro é apresentado no estande do Reino Unido na Rio+20

Carbono Neutro é apresentado no estande do Reino Unido na Rio+20

21 de junho de 2012

 

No dia 16 de junho, o Programa Carbono Neutro (PCN) foi tema de uma palestra realizada no estande do Reino Unido, no Parque dos Atletas, zona oeste do Rio de Janeiro. O Parque dos Atletas é um espaço montado paralelamente à Rio+20, e concentra exposições de mais de 50 países, instituições e estados brasileiros, que levaram exemplos de iniciativas sustentáveis.000-958

 

O responsável pela apresentação foi o coordenador do programa, o pesquisador Pedro Soares. Durante a apresentação, ele falou sobre as metodologias empregadas no cálculo das emissões de carbono e também os benefícios que o programa oferece, não só para o clima, com o plantio de árvores, como para os moradores das comunidades tradicionais onde elas são plantadas, que ganham maior segurança alimentar e uma nova alternativa de renda com a implantação dos sistemas agroflorestais.

 

CARBONO_RIO20

 

 

Os SAFs, como são conhecidos os sistemas agroflorestais, são sistemas que reúnem culturas agrícolas e espécies florestais. A metodologia é definida a partir da escolha de espécies que tragam benefícios para o terreno assim como produtos para o agricultor. “No sistema atual, depois que uma área está abandonada pro cinco anos, ela é queimada e utilizada para a produção de mandioca, e durante esse período o estoque de carbono é próximo de zero. Depois disso é abandonada novamente por cerca de cinco anos e mais uma vez é queimada para novos plantios e esse ciclo continua se repetindo”, explicou o pesquisador.

 

Na comparação entre os estoques de carbono resultantes do sistema agroflorestal e do uso tradicional, o pesquisador explicou que, enquanto o primeiro permite um aumento crescente no sequestro de carbono para até 333 tCO2/ha ao final de 27 anos, o segundo não permite esse crescimento, limitando a média de sequestro a apenas 30 toneladas.

 

A participação no estande do Reino Unido foi viabilizado através do British Council, do qual o pesquisador é membro desde 2010. O British Council é uma organização sem fins lucrativos que atua em mais de 100 países e tem como objetivo fortalecer os laços entre o Reino Unido e os países onde está presente através da construção de relacionamentos mutuamente benéficos em Artes, Educação, Esportes e Língua Inglesa.
A30-327 exams

 

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin