DOE AGORA

CEPAL convoca reunião entre Governos e sociedade civil da América Latina

content image
CEPAL convoca reunião entre Governos e sociedade civil da América Latina

O Idesam esteve presente em reunião realizada entre a CEPAL e Governo Mexicano com organizações da sociedade civil da América Latina entre 29 e 30 de outubro de 2010 em Santiago (Chile). A reunião teve como objetivo debater o estado atual das discussões no âmbito da Convenção de Clima (UNFCCC) e dos possíveis resultados esperados para a COP16.

No primeiro dia, as organizações apresentaram suas preocupações e definiram a metodologia de apresentação destas demandas apara a CEPAL e representantes governamentais presentes no encontro. Como resultado foi elaborada uma carta que apresenta os principais pontos discutidos na Convenção e as recomendações para cada um deles. No dia seguinte, o governo mexicano apresentou os principais pontos esperados para serem negociados na COP 16, tais como o futuro do Protocolo de Kyoto, a situação atual das negociações no grupo de cooperação em longo prazo (AWG-LCA) e REDD+, entre outros. O Governo do México acredita que Cancun será um passo fundamental na construção de pontos comuns e definições políticas em um processo que deverá ter seu desfecho somente no ano de 2012, na reunião que acontecerá no Rio de Janeiro (RIO+20).

As ONGs presentes puderam também se manifestar, onde as principais preocupações apresentadas eram em relação à governança do processo de negociação sob a tutela das Nações Unidas após o que houve com o Acordo de Copenhague (onde a decisão final não foi acatada por consenso) e com a lentidão com que as negociações vêm caminhando. Entregaram também a carta de recomendações aos representantes governamentais cobrando maior comprometimento e solicitando continuidade no processo de diálogo após a COP16. A íntegra desta carta* pode ser lida aqui: TEXTO CEPAL_final

*Vale a pena ressaltar que nem todos os pontos apresentados na carta refletem a posição institucional do Idesam, em especial aos pontos relacionados à REDD+, onde o Idesam tem posicionamento diferente em alguns deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin