Cidades Florestais seleciona assessoria técnica para plano de manejo florestal comunitário

content image
Cidades Florestais seleciona assessoria técnica para plano de manejo florestal comunitário

Propostas serão aceitas até o dia 18 de novembro

Por Comunicação Idesam
Foto: Arquivo Idesam

Desde 2018, o projeto Cidades Florestais (PCF) atua em diferentes municípios do Amazonas com o propósito de fomentar a produção florestal familiar e comunitária, tanto madeireira quanto não madeireira. Para prestar serviço de assistência técnica, o Idesam está selecionando consultoria de Pessoa Jurídica para assessorar tecnicamente o grupo de manejo comunitário na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã 

A consultoria irá trabalhar em conjunto os comunitários da AACRDSU (Associação Agroextrativista das Comunidades do Rio Uatumã), localizados nos municípios de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã-AM). O Termo de Referência (TDR) da oportunidade em questão, de número 66 (acesse aqui), substitui o processo de seleção de número 51 divulgado anteriormente e cancelado para adequações. As consultorias que já enviaram suas propostas deverão encaminhar novamente com as devidas alterações levando em consideração o TDR mais recente. 

A consultora selecionada irá assessorar tecnicamente os manejadores da RDS do Uatumã quanto às atividades de planejamento da exploração, romaneio e transporte. A execução do Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) é integralmente feita pelo grupo de manejadores florestais moradores da RDS Uatumã.

O fomento à produção florestal de uso múltiplo, pelo Cidades Florestais, é desenvolvido por meio da implantação de plataforma digital e aplicativo de apoio à gestão da produção comunitária, implementação de novos equipamentos e maquinários para a atividade florestal, elaboração de planos de manejo florestais, além da instalação de duas novas mini usinas e apoio estrutural a outras três já existentes.