Clube de mães participa do Movimento Criativo, em Manaus

clube-maes-movimento-criativo

Texto: Maria Clara Bernardes e Ana Carolina Bastida

Nos dias 24 e 25 de outubro foi realizada a 6ª edição do Movimento Criativo, no espaço Bodega da Vila. A feira, idealizada pelo Studio 092 e demais parceiros, tem como objetivo reunir artistas e artesãos de Manaus para fortalecer a economia criativa, a cultura regional e as trocas de experiências e saberes.

O Idesam, em parceria com INCRA através do projeto de Assistência Técnica, Social e Ambiental (ATES) e apoio do Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ, participou do Movimento com exposição de doces regionais produzidos pelo Clube de Mães Maria de Nazaré e artesanatos tradicionais da comunidade Monte Sinai do Igarapé Açu, ambos do Assentamento Cuieiras Anavilhanas, Baixo Rio Negro.

Estiveram presentes os artesãos Francisca Vieira e Robson Pascoal dos Santos, representando o Clube de Mães da comunidade São Sebastião do Rio Cuieiras, os comunitários contaram com apoio das técnicas do Idesam durante todo o evento.

Além da exposição e venda dos produtos artesanais o evento contou com apresentação de bandas locais como Alaíde Negão e Clube da Saudade. Segundo uma das organizadoras, Bárbara Façanha, o evento recebeu em torno de 500 pessoas que compareceram para apreciar os sabores, as artes criativas e as sonoridades regionais em comemoração ao Aniversário de Manaus.

A participação de eventos como este é muito importante para promoção e valorização dos produtos regionais, gerando renda e oportunidade de parcerias. Os doces artesanais obtiveram ótimas vendas, com destaque especial para a geleia de cubiu e o biscoito de cumaru, por serem produtos poucos utilizados na culinária regional.

Clube de Mães Maria de Nazaré

O Clube de Mães Maria de Nazaré, da comunidade São Sebastião do Rio Cuieiras, fundado há 16 anos, tem apoio do IPÊ em parceria com Fundo Vale desde 2008 através do Projeto Sociobiodiversidade. O nome “Maria de Nazaré” é uma homenagem a umas das primeiras moradas da localidade.  Para fabricar seus produtos e alimentos, as mulheres do clube de mães  beneficiam frutas regionais retiradas  principalmente dos roçados e quintais da região, como cupuaçu, cubiu, abacaxi, açaí, castanha, coco, tucumã. O resultado são produtos como doces, geleias, biscoitos e balas muito apreciadas regional e nacionalmente.

Posts relacionados

Deixe um comentário