DOE AGORA

Conselho Diretor apresenta nova diretora-executiva do Idesam

content image
Conselho Diretor apresenta nova diretora-executiva do Idesam

Por Henrique Saunier
Foto: Mariano Cenamo
Edição de Samuel Simões Neto

 

O Idesam possui uma nova diretora-executiva, empossada no último dia 22 de agosto, durante Assembleia Geral do Idesam. A bióloga Paola Bleicker, que atuava como gerente institucional desde abril deste ano, agora responde pela direção executiva, assumindo o cargo antes ocupado por Carlos Gabriel Koury, que passa a ser diretor técnico.

Com as mudanças, passam a existir duas diretorias no Instituto, desempenhando atividades que estavam concentradas em apenas uma função.

“O crescimento do Idesam e de suas áreas de atuação exige constantes melhorias na estrutura organizacional. Acreditamos que essa nova configuração pode gerar maior fluidez nas ações, contribuindo com a nossa proposta de impacto”, afirma Bleicker.

O novo diretor técnico, Carlos Gabriel, projeta uma evolução nas relações institucionais do Idesam junto a organizações parceiras.

“A diretoria técnica terá uma agenda mais voltada para interagir com os parceiros nas pautas de agricultura sustentável, mudanças climáticas e manejo florestal de base comunitária. Esperamos ampliar ainda mais essas relações”, completa Koury.

As mudanças também contemplaram a criação de um novo programa técnico: Manejo e Tecnologias Florestais. O programa fica sob responsabilidade do engenheiro florestal André Vianna, responsável pelo Projeto Cidades Florestais, desenvolvido pelo Idesam junto a associações do interior, com apoio do Fundo Amazônia.

 

Histórico

Paola Bleicker atua no instituto desde 2012, através do Projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí. Em uma viagem à Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, um dos campos de atuação do Idesam, viu uma grande oportunidade e vontade de se aprofundar no universo de turismo comunitário. A recente paixão a fez buscar uma especialização em Turismo e Desenvolvimento Local pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde se formou em novembro de 2015.

Bleicker possui graduação em Biologia com ênfase em Ecologia pela Universidade Luterana do Brasil, com experiência em arborização urbana, educação ambiental e biologia comportamental.

As questões socioambientais e da floresta sempre permearam a jornada profissional e acadêmica de Bleicker, que atuou em projetos no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), no Greenpeace e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre (RS).

A atuação no Idesam, no entanto, a fez descobrir outro tema de interesse: gestão. As atividades de back-office se tornaram cada vez mais presentes no dia a dia da bióloga, que criou o setor de Logística do Idesam, onde assumiu a coordenação. Posteriormente, assumiu o cargo de gerente institucional, sendo responsável direta pelos setores Administrativo e Financeiro, que ocupava até o momento da posse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin