DOE AGORA

COP17 – Idesam e GCF discutem Política Nacional de REDD+

content image
COP17 – Idesam e GCF discutem Política Nacional de REDD+

Outro evento que teve a participação do Idesam foi “REDD+ no Brasil: A contribuição das estruturas subnacionais na implementação da Política Nacional de REDD+”, organizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). O Idesam participou representando a Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas (GCF), na qual o Idesam atua como ponto focal. Mariana Pavan apresentou o histórico e contexto do GCF, detalhando quais foram os principais avanços do GCF como um todo e as atividades desenvolvidas no Brasil.

Em 2011 aconteceram três reuniões com os Estados, que tiveram como objetivos gerais avançar em questões técnicas e políticas relacionadas ao GCF, planejamento para a COP17, RIO+20 e o ano de 2012. Mariana apresentou também o status atual e avanço de cada um dos Estados membros em suas políticas e iniciativas relacionadas à REDD+, bem como as perspectivas para o ano de 2012.

Dentre as principais conclusões está a necessidade de integração das iniciativas de REDD+ nos estados com a futura estratégia nacional e entre os principais desafios está a necessidade de passar das discussões à prática, onde uma das principais esperanças do GCF é auxiliar na criação de um ambiente seguro em termos legais e regulatórios em nível subnacional, dando a segurança necessária para que investimentos financeiros sejam canalizados para os estados, especialmente mediante a indefinição de arcabouços a nível nacional em muitos dos seus países membro, bem como a nível internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin