Dia do Meio Ambiente é celebrado com atividades educativas

plantio-kickante-acari

Por Priscila Rabassa,
Colaborou Aparecida Sardinha

Para comemorar o Dia do Meio Ambiente, celebrado mundialmente no dia 5 de junho, professores e alunos da escola São João, do projeto de assentamento (PA) Acari, se reuniram na última quarta-feira, 1º de junho, para uma atividade de plantio de mudas.

O PA do Acari está localizado no município de Novo Aripuanã, no sul do Amazonas, e é um dos locais de atuação do Idesam a partir do Projeto ATES, desenvolvido desde 2014 por meio de uma chamada pública do Incra.

A atividade, mobilizada pela equipe do Idesam, faz parte da campanha Plante essa Ideia, lançada em junho de 2015, onde a meta era criar espaços verdes e intensificar práticas sustentáveis na escolas do sul do Amazonas. Essa foi a terceira e última ação resultante da campanha, totalizando o plantio de 120 mudas de 13 espécies.

Na ocasião, estudantes da 3a à 5a série participaram do movimento plantando 22 mudas de Ipê Amarelo, Tamarindo, Jambo, Flor do Chile e Oiti, com o objetivo de embelezar o espaço e proporcionar futuramente sombra onde as crianças brincam. Até então a escola não tinha nenhuma árvore.

“Os alunos demonstraram muito interesse e estão ansiosos para o crescimento das plantas para poderem aproveitar a sombra. Quem passar pela escola agora vai se deparar com uma área verde e mais bonita”, declara a engenheira florestal Aparecida Sardinha, do Idesam.

Além do plantio, as crianças realizaram ações recreativas e culturais, com desenhos relacionados ao tema ambiental, responderam perguntas sobre o meio ambiente e puderam aprender um pouco sobre as espécies plantadas e as funções que cada uma exerce na natureza, no final dando suas próprias ideias sobre preservação. O debate foi promovido pelo técnico florestal do Idesam e coordenador do movimento, Marcelo Jacaúna.

Por fim, cada aluno ficou responsável por adotar uma plantinha e cuidar dela com o auxílio da professora Osilaine Portechel, que apoia esse tipo de ação nas escolas. “É muito importante realizar essas atividade com os alunos, pois desperta neles desde cedo o interesse e os cuidados com o meio ambiente”.

Assim como a escola São João, a creche Lar Irmã Inês, de Apuí, foi a primeira instituição a receber a ação da campanha Plante essa Ideia. Foram plantadas 66 mudas de 11 espécies, envolvendo professores e cerca de 280 crianças. A segunda escola assistida foi o Centro Educacional Padre Faliero, também de Apuí, onde estudantes da 7a série plantaram 32 mudas de Ipê (nas variedades branco, amarelo e rosa), Bacaba e Tamarindo.

Todas as plantas utilizadas nas ações foram produzidas no Viveiro Santa Luzia, parceiro do Idesam nas atividades de reflorestamento e educação ambiental realizadas no município.

A manutenção das áreas e das árvores é feita por funcionários das escolas, com o auxílio e orientação dos técnicos do Idesam.

Posts relacionados

Deixe um comentário