DONATE NOW

Conselho aponta dificuldades no desenvolvimento rural de Apuí

Conselho aponta dificuldades no desenvolvimento rural de Apuí
No início do mês, os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) se reuniram para discutir, dentre outras pautas, assuntos técnicos ligados à lei do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a operação da patrulha mecanizada em Apuí (imagem).

Em Apuí, a adesão ao CAR tem sido feita junto ao Instituto de Preservação Ambiental do Amazonas (Ipaam), no entanto, os proprietários rurais estão impossibilitados de cumprir a lei… O motivo: a falta de funcionários para o cadastramento. Buscando entender o que está acontecendo, o Conselho decidiu encaminhar um pedido de esclarecimento ao Instituto responsável. Vale ressaltar que, enquanto o Ipaam estava presente no município, Apuí liderava o ranking estadual de adesão ao CAR, o que mostra o interesse dos produtores em se regularizar ambientalmente.

Outro assunto debatido durante a reunião foi a patrulha mecanizada, investimento do Incra para recuperar estradas e vicinais do município.

No termo de cooperação entre administração pública e Incra consta a participação do órgão federal na manutenção das máquinas, no entanto, a prefeitura local destaca que até o momento nenhum repasse foi feito, o que dificulta o prosseguimento dos trabalhos. Tal situação reflete diretamente nos agricultores do município que, devido às más condições das vias de acesso, não conseguem escoar a produção e – em razão disso – garantir o sustento da família. Diante dos fatos, o CMDRS também encaminhou ao Incra uma notificação cobrando o cumprimento do acordo.

Agora é aguardar a resposta aos encaminhamentos, a partir disso, estruturar ações mais específicas quanto aos assuntos debatidos.

O que é o CAR?
O Cadastro Ambiental Rural foi criado através da lei estadual 3.635 e consiste no registro das áreas de preservação permanente, reserva legal e desmatada das propriedades rurais. O objetivo da lei é incentivar e fomentar a recuperação dos passivos ambientais e controlar o desmatamento no Amazonas.

Adalberto Vicente

Técnico Agropecuário – Programa Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais

Diego Brandão

Pesquisador do Programa Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin