DONATE NOW

Copa, Olimpíadas e Eleições: Qual é o legado para a sua cidade?

Copa, Olimpíadas e Eleições: Qual é o legado para a sua cidade?

Na última semana (20/07) ocorreu em Manaus o evento “Copa, Olimpíadas e Eleições: Qual é o legado para a sua cidade?”, onde os candidatos à prefeitura para as eleições de 2012 foram convidados a assinar três termos de compromisso: o Termo de Compromisso Cidades do Esporte, que visa a democratização do esporte para a população, o estímulo ao aumento da atividade física e a melhoria do esporte nas escolas; o Pacto pela Transparência Municipal, no que diz respeito à transparência e integridade nos gastos públicos; e Programas Cidades Sustentáveis, que estimula o desenvolvimento sustentável nas capitais.




A ideia central é que qualquer megaevento que ocorra em uma cidade seja realizado de forma socialmente responsável, transparente e sustentável e que essa iniciativa seja colocada no centro do debate político nesse ano, já que teremos eleições em 11 cidades brasileiras, com exceção de Brasília.


O Brasil passará por um momento único ao sediar um importante evento esportivo. O pacto foi assinado por sete dos nove candidatos à prefeitura de Manaus, onde se comprometeram a tentar transformar Manaus em uma cidade sustentável, “amiga” do esporte e sendo totalmente transparente nas contas públicas. Apesar disso, sabemos que existe, na maioria das vezes, um grande precipício entre o assinar e de fato realizar…


Um grande exemplo disso é o que acontece com Manaus. Resultado de más gestões, a cidade hoje apresenta um sistema de transporte coletivo precário, que dificulta o deslocamento dos moradores e turistas. Vemos constantemente calçadas em péssimo estado de conservação, sendo uma pena pensar que em plena euforia de Copa do Mundo, a cidade não terá condições de acompanhar a tendência mundial de ter meios alternativos de transportes, como, por exemplo, a bicicleta, que ajuda não só atividades do cotidiano, lazer e físico, mas também a redução do aquecimento global.


Está previsto para Manaus receber R$ 237 milhões através do Governo Federal para investimentos em obras de mobilidade urbana, esperamos que as propostas sejam de fato consistentes e de qualidade e principalmente, executáveis, uma vez que o termo foi assinado e os candidatos se comprometeram a transformar Manaus em uma cidade capaz de sediar não só a Copa do Mundo e as Olimpíadas de maneira sustentável, transparente e includente, mas também em deixar um legado para que toda a população possa usufruir de fato, tornando assim, a cidade atrativa para os moradores e turistas.   


Precisamos ter a certeza e cobrar do próximo prefeito, seja da cidade que for, o que ficará de legado pós Copa do Mundo e Olimpíadas, seja na parte de mobilidade urbana e infraestrutura bem como investimentos sociais.

Esperamos que o Brasil faça história no que diz respeito a compromisso sustentável, inclusão social e transparência dos gastos públicos… Esperamos!!!


Paola Bleicker
Bióloga, pesquisadora do Programa Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais do Idesam.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin